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Interrupção de gestação por anomalia fetal incompatível com a vida: as vivências das mulheres

Processo: 03/03261-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2003
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Ellen Elizabeth Hardy
Beneficiário:Ellen Elizabeth Hardy
Instituição Sede: Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Campinas (CEMICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Anormalidades congênitas  Aborto  Aborto eugênico  Diagnóstico pré-natal  Malformações  Impacto psicossocial  Mulheres 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aspectos Psicossociais | Interrupcao De Gestacao | Vivencias

Resumo

O descobrimento de novas tecnologias médicas no tocante ao diagnóstico pré-natal possibilitou a descoberta precoce e muito precisa de anomalias fetais incompatíveis com a vida antes do nascimento. Isto levou alguns casais a solicitarem a interrupção da gravidez que, neste caso, não é permitido pela lei brasileira. A reação de alguns médicos foi a de lhes fornecer um laudo em que explicam qual o diagnóstico e prognóstico do feto segundo a literatura científica. Com esse documento os casais têm solicitado a interrupção da gestação, judicialmente. Objetivo: Conhecer as vivências das mulheres que tiveram uma gestação com malformação fetal incompatível com a vida e decidiram interrompê-la, após autorização judicial. Sujeitos e Métodos: Este será um estudo qualitativo. Serão entrevistadas em torno de 10 mulheres que se submeteram à interrupção da gestação no CAISM/UNICAMP. O tamanho amostral final será definido a partir do conceito de saturação da informação. As entrevistas serão em profundidade, usando-se uma técnica de relato de vida - depoimentos pessoais. Análise dos dados: A partir da leitura dos textos transcritos das entrevistas, buscar-se-á elementos mais significativos em relação aos objetivos propostos, criando-se categorias de análise. Em seguida se procederá à análise do conteúdo de cada categoria, baseado no referencial teórico. (AU)

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