Busca avançada
Ano de início
Entree

Variantes no gene da adiponectina: relacoes com o diabetes mellitus tipo 2 e adiponectinemia na populacao nipo-brasileira.

Processo: 03/11642-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2004
Data de Término da vigência: 31 de março de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Regina Celia Mello Santiago Moises
Beneficiário:Regina Celia Mello Santiago Moises
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Marcadores genéticos  Adiponectina 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adiponectina | Dm Tipo 2 | Marcadores Geneticos

Resumo

A adiponectina, uma proteína circulante similar ao colágeno e secretada exclusivamente pelos adipócitos, modula a sensibilidade à insulina e a homeostase da glicose. Suas concentrações plasmáticas estão diminuídas em indivíduos portadores de obesidade, na resistência à insulina e no diabetes mellitus tipo 2, sendo ainda mais relacionada à sensibilidade à insulina do que ao grau de adiposidade. Recentemente, demonstrou-se que a reposição de adiponectina melhora a resistência à insulina em modelos animais de diabetes mellitus tipo 2. Portanto, diminuição ou deficiência de adiponectina possivelmente causa resistência à insulina, podendo levar ao desenvolvimento deste tipo de diabetes. Além disso, verificou-se redução dos níveis de RNAm em tecido adiposo omental e subcutâneo de indivíduos portadores de diabetes mellitus tipo 2. Com esses efeitos metabólicos importantes, é possível que variantes no gene da adiponectina possam ser determinantes,da resistência à insulina. No presente estudo, temos por objetivo avaliar se variantes no gene da adiponectina estão associadas ao desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 2 e de componentes da Síndrome Metabólica na população nipo-brasileira. Estudos de associação entre variantes gênicas e níveis de adiponectina também serão realizados para avaliar a contribuição destas variantes na modulação dos níveis de adiponectinemia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)