Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do potencial da n-acetil-cisteina na prevencao da hemotoxidade induzida pela dapsona em ratos.

Processo: 03/11987-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2004
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Clínica
Pesquisador responsável:Regina Helena Costa Queiroz
Beneficiário:Regina Helena Costa Queiroz
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ratos  Dapsona 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dapsona | Monitorizacao Terapeutica | N-Acetil-Cisteina | Parametros Bioquimicos | Parametros Hematologicos | Ratos

Resumo

A dapsona (DDS), fármaco de escolha no tratamento da hanseníase, na prevenção da malária e no da pneumonia pelo Pneumocystis carinii, vem sendo associada a intercorrências clínicas, caracterizadas por metemoglobinemia e anemia hemolítica. Essa hemotoxicidade está ligada à N-hidroxilação do fármaco, uma das vias de biotransformação da DDS, devido a formação dé produtos reativos, as N-hidroxilaminas. Com o objetivo de se verificar a inibição da metemoglobinemia e anemia hemolítica, acarretada pelos produtos de biotransformação reativos; a N-acetil-cisteina (NAC), fármaco antioxidante, precursor de gfUtationa, será administrado concomitantemente à DDS em ratos wistars, em estudo de doses únicas e múltiplas. Os parâmetros hematológicos e bioquímicos serão correlacionados com a concentração plasmática de DDS e monoacetil-DDS, determinadas por cromatografia líquida de alta eficiência, na exposição à DDS em monoterapia e na associação com a NAC. O resultado esperado é que a NAC minimize a hemotoxicidade da DDS, pela inativação das N-hidroxilaminas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NATÁLIA VALADARES DE MORAES; MAURICIO HOMEM DE MELLO; ANA MARIA DE SOUZA; SUELY VILELA SAMPAIO; REGINA HELENA COSTA QUEIROZ. Potencialização do efeito metemoglobinizante da dapsona em ratos pela N-acetilcisteína. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, v. 44, n. 1, p. 97-104, . (03/11987-9)