Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel da via oxido nitrico-gmpc nas alteracoes hemodinamicas da embolia pulmonar aguda - possiveis aplicacoes terapeuticas.

Processo: 03/13367-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2004
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Jose Eduardo Tanus dos Santos
Beneficiário:Jose Eduardo Tanus dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Hemodinâmica  Citrato de sildenafila  Embolia pulmonar  Óxido nítrico 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Embolia Pulmonar | Hemodinamica | Oxido Nitrico | Sildenafil | Via No-Cgmp

Resumo

Durante embolia pulmonar aguda (EPA) parece haver deficiente ativação do sistema NO-cGMP, além da liberação de potentes vasoconstritores pulmonares (TxA2, por exemplo). Neste projeto utilizamos um modelo animal de tromboembolia pulmonar em que examinamos, num primeiro protocolo, o papel desempenhado pelo sistema NO-cGMP durante EPA. Num segundo protocolo, estudaremos os efeitos hemodinãmicos e respiratórios do aumento das concentrações de cGMP por inibição da enzima Fosfodiesterase 5 (usando sildenafil). Em seqüência, avaliaremos os efeitos de um composto que libera NO lentamente (DETA-NONOato) durante EPA, bem como a potencialização destes efeitos do DETA-NONOato pelo Sildenafil. Este composto, o DETA-NONOato, libera NO lentamente, o que pode potencializar vasodilatação pulmonar causada pelo sildenafil, uma vez que ambos(DETA-NONOato e sildenafil) ativariam o sistema NO-cGMP, maximizado as chances de se atenuara hipertensão arterial pulmonar da EPA. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)