Busca avançada
Ano de início
Entree

Geração de inibina A após estímulo gonadotrófico: novo método de detecção de tecido ovariano em pacientes com anomalia da diferenciação sexual

Processo: 04/02168-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2004
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Durval Damiani
Beneficiário:Durval Damiani
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ovário  Transtornos do desenvolvimento sexual 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fsh | Hermafrodita Verdadeiro | Inibina A | Lh | Ovario | Pseudo-Hermafrodita Masculino

Resumo

O hermafroditismo verdadeiro (HV), caracterizado pela demonstração histológica de tecido ovariano e testicular no mesmo indivíduo, responde por 5% dos casos de anomalia da diferenciação sexual. O objetivo do nosso estudo é a avaliação da presença de tecido ovariano através da quantificação da Inibina A como um marcador deste tecido. Serão incluídos no estudo 40 pacientes com diagnóstico de PHM sem etiologia definida (os quais correspondem a 30% casos PHM) ou formas disgenéticas de PHM (que correspondem a 25-30% casos PHM). O grupo controle será constituído por 10 pacientes com presença obrigatória de ovários, em especial as pacientes com hiperplasia adrenal congênita e 10 pacientes com presença obrigatória de testículos, em especial indivíduos com criptorquismo idiopático. Os pacientes serão submetidos a um teste de estímulo gonadotrófico, e amostras de sangue serão colhidas para quantificação de LH, FSH, testosterona, estradiol e Inibina A. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
STEINMETZ, L.; ROCHA, M. N.; LONGUI, C. A.; DICHTCHEKENIAN, V.; SETIAN, N.; DAMIANI, D.. Inhibin A Production after Gonadotropin Stimulus: A New Method to Detect Ovarian Tissue in Ovotesticular Disorder of Sex Development. HORMONE RESEARCH, v. 71, n. 2, p. 94-99, . (04/02168-7)