Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao in vivo dos efeitos de um dispositivo de liberacao lenta de metronidazol para tratamento de bolsas periodontais: parametros clinicos e microbiologicos em um modelo animal.

Processo: 04/09545-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2005 - 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Vinícius Pedrazzi
Beneficiário:Vinícius Pedrazzi
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Bolsa periodontal  Doenças periodontais  Metronidazol 

Resumo

Sistemas poliméricos designados à liberação programada de fármacos têm sido desenvolvidos e aplicados com inúmeras vantagens, comparando-se à terapêutica convencional. Um dispositivo de liberação lenta para uso em bolsas periodontais contendo metronidazol como princípio ativo, foi desenvolvido e será testado in vivo quanto à sua eficácia no tratamento da doença periodontal. Para a viabilização do experimento será empregado um modelo animal (cão), e serão constituídos quatro grupos: 1) sem tratamento algum (controle); 2) raspagem e alisamento radicular; 3) raspagem e alisamento radicular + aplicação do gel contendo metronidazol a 15% (experimental); e 4) aplicação do gel contendo metronidazol a 15% (experimental). Os parâmetros avaliados serão clínicos (profundidade do sulco gengival à sondagem, sangramento à sondagem e nível de inserção gengival) e microbiológicos (avaliação quantitativa e qualitativa pela técnica da sonda de DNA - checkerboard DNA-DNA hybridization). Os resultados dos quatro grupos serão comparados para verificar a eficácia do dispositivo na redução e/ou eliminação da doença periodontal, de acordo com os parâmetros pré-estabelecidos. (AU)