Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do efeitos diretos das tiazolidinedionas sobre as ilhotas pancreaticas murideas.

Processo: 04/10797-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2005
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Pesquisador responsável:Maria Lucia Cardillo Corrêa Giannella
Beneficiário:Maria Lucia Cardillo Corrêa Giannella
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ilhotas pancreáticas  Diabetes mellitus  Apoptose  Expressão gênica  Tiazolidinedionas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apoptose | Diabetes Melito | Expressao Genica | Ilhotas Pancreaticas | Tiazolidinedionas | Viabilidade Funcional

Resumo

O diabetes melito (DM) é uma síndrome caracterizada por hiperglicemia resultante de defeitos na secreção de insulina associados ou não à resistência a ação deste hormônio. As tiazolidinedionas (TZD) são uma nova classe terapêutica cuja ação se caracteriza predominantemente pela diminuição da resistência periférica à insulina, no entanto, existem evidências de que também atue melhorando a função da célula-ß. Considerando-se que as TZD poderiam ter um efeito direto sobre a preservação das células-ß, e que os mecanismos envolvidos neste efeito não estão completamente elucidados, os objetivos deste projeto são: prospectar genes diferencialmente expressos isolados a partir de populações de cDNA obtidas de ilhotas pancreáticas murídeas tratadas e não tratadas com uma TZD e estudar a viabilidade funcional (capacidade de secreção de insulina), a expressão de genes relacionados à apoptose e o índice de apoptose de ilhotas pancreáticas mantidas em cultura, tratadas e não tratadas com uma TZD por diferentes períodos e em diferentes doses. A confirmação de que as TZD têm efeitos diretos sobre as ilhotas pancreáticas poderá permitir uma melhor compreensão dos reais benefícios do tratamento com TZD sobre a preservação da função das células ß nos portadores de DM tipo 2, além de abrir caminho para a utilização destas drogas em culturas de ilhotas na tentativa de preservar a integridade celular e aumentar o número de ilhotas viáveis a serem utilizadas no transplante de ilhotas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LAMOUNIER, RODRIGO N.; COIMBRA, CASSIO N.; WHITE, PETER; COSTAL, FLAVIA L.; OLIVEIRA, LEONARDO S.; GIANNELLA-NETO, DANIEL; KAESTNER, KLAUS H.; CORREA-GIANNELLA, MARIA LUCIA. Apoptosis rate and transcriptional response of pancreatic islets exposed to the PPAR gamma agonist Pioglitazone. DIABETOLOGY & METABOLIC SYNDROME, v. 5, . (04/10797-4, 04/01467-0, 04/01816-5)