Busca avançada
Ano de início
Entree

As politicas educacionais e a constituicao da profissao docente na instituicao escolar. um estudo da pratica profissional de docentes do ciclo ii do ensino fundamental publico paulista.

Processo: 04/13455-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de março de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ivanise Monfredini
Beneficiário:Ivanise Monfredini
Instituição Sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Vila Maria. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Prática profissional  Trabalho docente  Progressão continuada  Cultura escolar 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Escolar | Cultura Profissional | Pratica Profissional | Profissao Docente | Progressao Continuada | Trabalho Docente

Resumo

Com a realização desta pesquisa pretende-se compreender no que e como se constitui a profissão docente por meio da investigação das práticas profissionais de docentes do ciclo II que atuam em escolas públicas estaduais paulistanas. Pretendemos contribuir com o debate acerca de um tema bastante tratado no campo da educação que é o da profissão docente, investigando a sua realização na instituição escolar, considerando as possíveis relações entre as práticas profissionais, a cultura escolar e as atuais políticas públicas em educação. Privilegiaremos a investigação das práticas profissionais relacionadas ao regime de progressão continuada e aos programas a ele articulados, considerando que nas políticas implementadas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo estes se constituem em fatores fundamentais para uma possível mudança na cultura escolar. Da cultura da seletividade para a cultura da aprendizagem. A hipótese que nos orienta é a de que as práticas profissionais condensam diferentes temporalidades históricas, o que indica diferentes possibilidades para a sua realização. Com base em uma abordagem ontológica de tais práticas e por meio da realização de pesquisa qualitativa caracterizada como um estudo de caso, pretendemos compreender a constituição da profissão docente conforme se realiza na escola, considerando as possíveis conseqüências das políticas educacionais em vigor implementadas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, especialmente do regime de progressão continuada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)