Busca avançada
Ano de início
Entree

Monitoracao nao-invasiva da supressao da atividade ovariana ciclica e do comportamento de estro em femeas de leao africano (panthera leo), induzidos pelo uso de implantes de analogo de gnrh, deslorelina.

Processo: 04/14135-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Marcelo Alcindo de Barros Vaz Guimarâes
Beneficiário:Marcelo Alcindo de Barros Vaz Guimarâes
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estro animal  Esteroides fecais  Anticoncepção 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contracepcao | Deslorelina | Estro | Hormonios Fecais | Leao | Panthera Leo

Resumo

O objetivo deste projeto é realizar a monitorização não-invasiva da supressão da ciclicidade ovariana e do comportamento de estro em fêmeas adultas de leão africano (Panthera leo). Para tanto, serão aplicados implantes subcutâneos contendo um análogo de GnRH (Deslorelina), que deverão promover a interrupção da atividade cíclica ovariana e conseqüentemente o comportamento de estro. A monitorização endócrina será realizada pela extração e dosagem de metabólitos fecais de esteróides sexuais, progesterona e estradiol. Será também observada a presença ou não de comportamento típico de estro (cio). O efeito do implante deverá durar por pelo menos 12 meses, podendo chegar à 18 meses. Os resultados advindos deste projeto serão de grande relevância para a aplicação do método como contraceptivo reversível para o controle das populações de leões e de outros felinos silvestres. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)