Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das caracteristica fisico-quimicas e microbiologicas de leite uat (ultra alta temperatura) integral e bebidas lacteas uat integral.

Processo: 04/16035-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2005
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Inspeção de Produtos de Origem Animal
Pesquisador responsável:Angela Cleusa de Fátima Banzatto de Carvalho
Beneficiário:Angela Cleusa de Fátima Banzatto de Carvalho
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Análise físico-química  Técnicas microbiológicas  Proteólise 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Fisico-Quimica | Analise Microbiologica | Bebida Lactea Uat | Leite Uat | Proteolise

Resumo

Ultimamente o leite longa vida, exposto ao consumo nas prateleiras dos supermercados, vem sendo rodeado por um outro produto: a bebida láctea, que também é submetida ao tratamento UAT (ultra alta temperatura), assim como também é acondicionada em embalagens hermeticamente fechadas, porém trata-se de um produto muito diferente do leite fluido, já que na sua composição permite-se até 50% de soro lácteo. O consumidor desavisado, contudo, acaba sendo atraído pelos preços mais baixos e, acreditando que se trata do mesmo produto, leva outro de qualidade nutricional inferior. Neste contexto este projeto visa avaliar as características físico-químicas e microbiológicas destes produtos perante a legislação vigente, verificar possíveis alterações no índice proteolítico, além de realizar um estudo sobre a aceitabilidade destes produtos com a população. O soro de leite possui composição de boa qualidade que pode ser destinada à nutrição humana. Embora mais pobre que o leite, sua composição pode ser aproveitada para produzir alimentos para a população. É uma oportunidade de mercado, além de aumentar a rentabilidade da indústria. Sem esquecer que um país como o Brasil não pode se dar ao luxo de desperdiçar uma nova opção de alimento barato e de qualidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
K.P. BÜRGER; A.C.F.B. CARVALHO; A.C. COLEONE; A.M.C. VIDAL-MARTINS; A.L.L. CORTEZ; C.P. BÜRGER; L.M. FERREIRA. CARACTERÍSTICAS MICROBIOLÓGICAS DE LEITE INTEGRAL E BEBIDA LÁCTEA PROCESSADOS POR UAT (ULTRA ALTA TEMPERATURA) AO LONGO DO PERÍODO DE VALIDADE. Arq. Inst. Biol., v. 78, n. 1, p. 129-136, . (04/16035-9)