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Efeito da ciclagem mecânica na retenção de coroas totais metálicas fundidas cimentadas sobre núcleos metálicos e resinosos

Processo: 05/56484-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Tomie Toyota de Campos
Beneficiário:Tomie Toyota de Campos
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Retenção em prótese dentária  Coroas dentárias  Ciclagem mecânica  Resinas compostas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciclagem Mecanica | Coroas Totais Metalicas | Nucelo Metalico Fundido | Nucleo De Resina Composta | Retencao

Resumo

A ciclagem mecânica parece ser fundamental para a obtenção de dados sobre o comportamento de materiais que são destinados ao uso em condições de constante tensão, como o meio bucal. Este projeto apresenta inovações tecnológicas para a construção de um dispositivo de ensaio mecânico, que permite maior controle das variáveis força e meio de imersão. Nesta pesquisa serão confeccionados, em 30 dentes humanos extraídos, núcleos totais em NiCr, núcleos totais em resina composta e núcleos parciais (com maior remanescente coronário dentinário) em resina composta + pinos pré-fabricados. Os preparos coronários (núcleos) terão dimensões padronizadas. Serão cimentadas coroas metálicas de Nicr, com cimento de fosfato de zinco. Quinze corpos de prova serão submetidos à ciclagem mecânica, imersos em água a 37°C, os outros quinze (controle) serão apenas armazenados em água a 37°C. Serão efetuados testes de tração com a máquina de ensaios universal (INSTRON). Os dados obtidos serão analisados estatisticamente por análise de variância e teste Tukey. (AU)

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