Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle estrutural e origem de depositos tipo fe-(cu)-(au): bacia de jaibaras - ce, transicao proterozoico-fanerozoico, provincia borborema.

Processo: 05/59567-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2006
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Maria da Glória Motta Garcia
Beneficiário:Maria da Glória Motta Garcia
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Geologia estrutural  Província Borborema  Geofísica  Isótopos estáveis 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Depositos De Cu-(Fe)-(Au) | Geofisica | Geologia Estrutural | Isotopos Estaveis | Provincia Borborema

Resumo

O presente plano de pesquisa tem como objetivo o estudo detalhado das ocorrências de ferro da Bacia Jaibaras, Estado do Ceará, desenvolvida no estágio de transição da Província Borborema e que marca o fim do Ciclo Brasiliano na região. A bacia é formada por seqüências vulcano-sedimentares com rochas intrusivas associadas, dispostas numa área com formato de um graben, limitadas por zonas de cisalhamento responsáveis pela geração de estruturas dúcteis e por uma intensa cataclase acompanhada de hidrotermalismo e concentração de hematita. Estas características fazem com que estas ocorrências se assemelhem àquelas de Fe-Cu-(Au) - IOCG - da Classe Mundial de Hitzman (2000) e colocam a área como um foco potencial para a existência de jazidas de minério de ferro e/ou outros elementos. O objetivo principal do projeto é obter dados sobre o controle estrutural exercido pelas zonas de cisalhamento e estruturas associadas na distribuição espacial do minério, assim como determinar as possíveis fontes para os fluidos mineralizantes. Para isso a seguinte metodologia será utilizada: 1) Métodos estruturais quantitativos e qualitativos para a determinação dos campos de paleotensão e relação temporal das feições dúcteis e rapteis; 2) Levantamentos geofísicos - Eletro-resistividade, FDEM-EM34 e Magnetometria (terrestre) visando o delineamento das bordas da bacia e da litoestratigrafia, caracterização espacial das zonas de cisalhamento e identificação de possíveis materiais magnéticos, tais como minérios de ferro e outros; 3) Datações U-Pb (zircões) e Ar-Ar (feldspatos e anfibólios) de rochas vulcânicas e plutônicas para a caracterização geocronológica do magmatismo associado e 4) Análises de isótopos estáveis (S, O, H) em rocha total e concentrados minerais para obter dados sobre a origem das ocorrências minerais. Adicionalmente, a pesquisa tem também como foco contribuir para o entendimento da evolução tectônica da Bacia Jaibaras e outras correlatas, representantes do estágio de transição da Plataforma Sul-Americana na Província Borborema, aglutinados durante a convergência entre os crátons Amazônico, São Luiz-Oeste da África e São Francisco-Congo, no Neoproterozóico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOTTA GARCIA, MARIA DA GLORIA; PARENTE, CLOVIS VAZ; DA SILVA FILHO, WELLINGTON FERREIRA; DE ALMEIDA, AFONSO RODRIGUES. Age of magmatic events in the Eopaleozoic Jaibaras Basin, NE Brazil: Constraints from U-Pb zircon geochronology. Journal of South American Earth Sciences, v. 84, p. 113-126, . (05/59567-3)