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Epilepsia benigna da infancia com pontas centrotemporais: aspectos evolutivos neuropsicologicos e neurofisiologicos.

Processo: 05/59725-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Lineu Corrêa Fonseca
Beneficiário:Lineu Corrêa Fonseca
Instituição Sede: Faculdade de Medicina. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Rendimento escolar  Eletroencefalografia  Inteligência 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desempenho Escolar | Eletroencefalograma | Epilepsia Benigna Rolandica | Inteligencia | Wisc

Resumo

A avaliação integrada do desempenho escolar e da inteligência, com as descargas ao eletroencefalograma (EEG) e a atividade de base ao EEG quantitativo pode contribuir para a compreensão de mecanismos fisiopatogênicos e para a melhor orientação de crianças com epilepsia benigna da infância com pontas centrotemporais (EBICT). Não existem estudos evolutivos acompanhando esses vários aspectos de modo conjunto. Objetivo - Estudar de modo integrado a evolução da síndrome epiléptica, dos aspectos neuropsicológicos, do EEG e do EEG quantitativo de crianças com EBICT, por um período de dois a três anos. Métodos - Serão avaliadas por dois a três anos de seguimento, cerca de 25 crianças, de 7 a 13 anos de idade, com EBICT. Serão realizados: anamnese, exame neurológico, teste das Matrizes Progressivas de Raven, Escala Wechsler de Inteligência (WISC-III), inventário de Edinburgh, Teste de Desempenho Escolar e EEG digital e quantitativo. Os parâmetros do EEG, EEG quantitativo (potências absoluta e relativa das faixas delta, teta, alfa e beta), processos intelectuais e desempenho escolar de crianças com epilepsia benigna da infância com pontas centrotemporais serão comparados em dois momentos com 2 a 3 anos de intervalo. Serão estudadas as relações entre as variáveis com a utilização de análises estatísticas paramétricas ou não-paramétricas adequadas. (AU)

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