Busca avançada
Ano de início
Entree

Criopreservacao de concentrados de plaquetas convencionais com trealose: avaliacao da atividade do acucar sobre a funcao plaquetaria e capacidade crioprotetora.

Processo: 06/00110-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:José Francisco Comenalli Marques Júnior
Beneficiário:José Francisco Comenalli Marques Júnior
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Hematologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cryopreservation | Platelets | P-Selectin | Trehalose | Hematologia

Resumo

Os concentrados de plaquetas são estocados a 22ºC sob agitação contínua por apenas cinco dias, ocasionando dificuldades na manutenção dos estoques e aumento do risco de proliferação bacteriana. A utilização de dissacarídeos, em especial a trealose, tem se mostrado uma alternativa viável e promissora como crioprotetor celular. A capacidade crioprotetora da trealose depende de sua internalização para interação com os fosfolípides da membrana celular. As plaquetas têm capacidade de internalizar dissacarídeos quando a 37ºC, alterando a temperatura de transição (Tt) de sua membrana de 18ºC para 60ºC. Dessa forma, não há passagem da membrana celular pela Tt durante o resfriamento, conferindo-lhe proteção contra as lesões induzidas pelo frio.O processo de congelamento promove a formação de áreas contendo hiperconcentrações de solutos e áreas contendo água livre. O descongelamento rápido por simples imersão em banho-maria a 37ºC expõe abruptamente essas áreas, gerando estresse osmótico capaz de contribuir para lise celular. O objetivo do presente estudo é determinar a eficiência de internalização da trealose, na concentração de 50 mM/l, nos concentrados de plaquetas convencionais incubados por 4 horas a 37ºC. Identificar os efeitos dessa incubação na ativação plaquetária, avaliar os efeito crioprotetor da trealose na criopreservação a -80ºC e a influência do descongelamento sobre a ativação e lise plaquetária. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)