Busca avançada
Ano de início
Entree

Metodos magneticos e microestruturais aplicados a determinacao do fluxo magmatico em diques subvulcanicos.

Processo: 06/04690-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Carlos José Archanjo
Beneficiário:Carlos José Archanjo
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Geologia estrutural 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dique Igneo | Petrotrama | Geologia Estrutural

Resumo

A anisotropia de suscetibilidade magnética (ASM) é um método geofísico que depende da distribuição dos minerais na rocha. Em diques subvulcânicos ela é frequentemente utilizada para inferir a orientação do fluxo magmático, embora sejam relativamente comuns inconsistências entre a anisotropia magnética e os modelos de distribuição de minerais relacionado ao transporte de magma. Estas inconsistências são atribuídas tanto à irregularidade no fluxo e/ou a propriedades “anômalas” inerentes a determinados tipos de minerais magnéticos. O objetivo central do projeto é examinar estas tramas anômalas isolando os seus componentes (suscetibilidade, remanência e orientação preferencial de silicatos). Com isso pretendemos estabelecer relações entre as diferentes anisotropias e propor critérios que permitam utilizar com segurança a petrotrama como marcador cinemático. O estudo será restrito aos diques ígneos com largura inferior a 10 metros (quando o escoamento tende a laminar) com as amostras situadas junto ao contato com a rocha encaixante (onde o magma deforma por cisalhamento simples). Os diques estudados pertencem ao enxame máfico da Ilha de Santa Catarina (SC) e os corpos de diabásio e dacito da região de Monteiro-Sumé (PB). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DONALD NGONGE, E.; ARCHANJO, C. J.; HOLLANDA, M. H. B. M.. Plagioclase crystal size distribution in some tholeiitic mafic dykes in Cabo Frio-Buzios, Rio de Janeiro, Brazil. JOURNAL OF VOLCANOLOGY AND GEOTHERMAL RESEARCH, v. 255, p. 26-42, . (06/04690-8)
CAVALCANTE, CAROLINA; COSTA, JULIANA DE JESUS; LAGOEIRO, LEONARDO; FOSSEN, HAAKON; LEE, AMICIA; ARCHANJO, CARLOS; VIZEU, ROBERTO. TitaniQ temperatures and textural analysis as a record of the deformation history in a major continental shear zone system, Borborema Province, Brazil. TECTONOPHYSICS, v. 841, p. 20-pg., . (06/04690-8)