Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da potencialização da ação terapêutica individualmente e em associação da isoniazida e da rifampicina pelo dimetil sulfóxido (DMSO) no tratamento de hamsters (Mesocricetus auratus) experimentalmente infectados com Mycobacterium tuberculosis (HRV-37)

Processo: 06/53916-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Paes
Beneficiário:Antonio Carlos Paes
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Tuberculose  Mycobacterium tuberculosis  Tratamento experimental  Dimetil sulfóxido  Rifampicina  Isoniazida 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dimetil Sulfoxido | Isoniazida | Rifampicina | Tratamento | Tuberculose

Resumo

Nove grupos de 15 hamsters serão inoculados com uma estirpe de Mycobacterium tuberculosis (HRV-37), sendo na primeira fase um grupo mantido como testemunha da evolução da doença e os outros quatro grupos submetidos a tratamentos experimentais com os antimicrobianos, para comparação e avaliação entre os tratamentos. Na segunda fase os quatro seguintes grupos serão submetidos a tratamentos com antimicrobianos e um potencializador (DMSO), para verificação da ação potencializadora do mesmo em relação à ação terapêutica individual e em associação da isoniazida e da rifampicina. Os animais serão inoculados, por via intraperitonial, na dose individual de 1 mg do inóculo e serão mantidos em observação por 30 dias. Segue-se o experimento, onde serão escolhidos 15 animais, por sorteio, grupo referencial, que serão sacrificados para obtenção de órgãos e verificação do grau de lesões tuberculosas no momento em que será iniciado o tratamento experimental nos demais grupos do experimento. Após a realização dos exames necroscópicos serão coletados fígado, pulmão, baço e rim de todos os animais dos grupos para realização de exames microbiológicos para isolamento e quantificação do agente. O resultado dos exames microbiológicos mostrará a eficácia do uso do DMSO nos animais tratados em associação com as drogas e em relação aos outros grupos. Na análise estatística dos resultados da análise microbiológica e da análise morfológica dos granulomas entre os nove grupos do experimento, será utilizada a prova não paramétrica de Kruskal-Wallis para amostras independentes, segundo CURI (1997), com nível de significância α=0,05 e dois graus de liberdade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)