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A construcao de ambientes inclusivos na educacao infantil.

Processo: 06/55498-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2007
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Marie Claire Sekkel
Beneficiário:Marie Claire Sekkel
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação inclusiva  Deficiências  Preconceito  Educação infantil 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deficiencia | Educacao Inclusiva | Educacao Infantil | Preconceito

Resumo

Este projeto tem como foco a inclusão de crianças deficientes na Educação Infantil e busca identificar as barreiras que impedem ou dificultam essa inclusão, bem como os determinantes que contribuem na construção de ambientes inclusivos. O conceito de ambiente inclusivo amplia o foco da discussão sobre a forma de inclusão de crianças deficientes em pré-escolas regulares, para a forma de inserção dos professores, dos profissionais de apoio (secretaria, cozinha, limpeza e portaria), da equipe técnica (direção, coordenação etc), das crianças, dos pais e da comunidade no processo educacional escolar. Este projeto será desenvolvido em uma escola municipal de educação infantil (EMEI), e está articulado em três sub-projetos que serão desenvolvidos concomitantemente na mesma instituição. A metodologia proposta está organizada em quatro momentos: a) observação das rotinas dos profissionais e dos grupos de crianças (Estágio I, II e m); b) levantamento de registros (relatórios, memoriais, fotos etc); c) entrevistas com crianças e profissionais; e d) discussões em supervisão com os estagiários dos três sub-projetos. Para a análise dos dados será utilizado o referencial teórico da teoria crítica da sociedade. Espera-se que os resultados permitam indicar de que modo as dificuldades internas e externas podem ser identificadas e trabalhadas, no processo de inclusão. (AU)

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