Busca avançada
Ano de início
Entree

Degradacao de poluentes organicos utilizando eletrodos comerciais do tipo dsa.

Processo: 06/56011-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2006 - 30 de setembro de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Luis Augusto Martins Ruotolo
Beneficiário:Luis Augusto Martins Ruotolo
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Poluentes orgânicos  Reatores  Operações unitárias 

Resumo

A presença de compostos orgânicos em efluentes industriais se constitui num sério problema ambiental e de saúde humana uma vez que estes compostos em sua maioria são extremamente tóxicos. O tratamento de efluentes contendo compostos orgânicos poluentes é feito muitas vezes utilizando processos biológicos; entretanto, algumas categorias de compostos, entre eles os fenólicos, são bastante refratários a este tipo de tratamento e requerem a utilização de tecnologias alternativas para sua degradação. O processo de tratamento destes compostos mais empregado é o que utiliza o reagente de Fenton, composto por peróxido de hidrogênio e íons Fe2+. A tecnologia eletroquímica aplicada à degradação de poluentes orgânicos surgiu como uma alternativa ambientalmente mais amigável, além de possuir outras vantagens como eliminação da necessidade de transporte e estocagem de produtos químicos perigosos, diminuição da necessidade de mão-de-obra e facilidade de controle do processo. Neste trabalho serão estudadas de variáveis de projeto e processo importantes para o desenvolvimento de um reator eletroquímico com design industrial para o tratamento de efluentes contendo poluentes orgânicos. O processo se baseará na produção de intermediários reativos utilizando-se ânodos comerciais do tipo DAS®. Será estudada a produção de cloro e dióxido de cloro, os quais serão os principais responsáveis pela degradação da molécula orgânica. Serão estudadas variáveis que levam em consideração alguns aspectos construtivos do reator, como a utilização de membranas, promotores de turbulência e o arranjo dos eletrodos. O processo de eletroxidação será analisado em função da concentração de íons cloreto no eletrólito e da densidade de corrente aplicada. O processo será avaliado em termos de eficiência de corrente, consumo energético e rendimento espaço-tempo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRITTO-COSTA, P. H.; RUOTOLO, L. A. M. PHENOL REMOVAL FROM WASTEWATERS BY ELECTROCHEMICAL OXIDATION USING BORON DOPED DIAMOND (BDD) AND Ti/Ti0.7Ru0.3O2 DSA (R) ELECTRODES. Brazilian Journal of Chemical Engineering, v. 29, n. 4, p. 763-773, OCT-DEC 2012. Citações Web of Science: 19.
P. H. BRITTO-COSTA; L. A. M. RUOTOLO. Phenol removal from wastewaters by electrochemical oxidation using boron doped diamond (BDD) and Ti/Ti0.7Ru0.3O2 dsa® electrodes. Brazilian Journal of Chemical Engineering, v. 29, n. 4, p. -, Dez. 2012.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.