Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil sorologico canino para leishmaniose visceral e inquerito sobre o conhecimento da doenca, aplicado a proprietarios de caes na area urbana de botucatu.

Processo: 06/56153-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:José Rafael Módolo
Beneficiário:José Rafael Módolo
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Leishmaniose visceral  Vigilância epidemiológica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Leishmaniose Visceral | Vigilancia Epidemiologica | Zoonosses

Resumo

A Leishmaniose Visceral, uma doença de caráter zoonótico amplamente distribuída pelo mundo e em franca expansão e urbanização no Brasil, coloca o município de Botucatu (SP) em sua rota, exigindo medidas para conter sua expansão ou minimizar seu impacto. Este trabalho objetiva avaliar a possível circulação da doença no município por meio da sorologia de uma amostra de cães, que participaram da campanha de vacinação anti-rábica do município no ano de 2004, mediante prova de reação de imunofluorescência indireta, bem como avaliar o conhecimento dos proprietários dos mesmos animais amostrados, abordando as principais informações referentes à doença, seu ciclo e fatores de risco. Serão analisadas amostras de sangue de 1000 cães, aproximadamente 6% dos cerca de 18.000 cães vacinados. As amostras foram colhidas em 20 postos de vacinação, representativos dos 47 postos, distribuídos homogeneamente em cinco regiões da área territorial urbana. Foi aplicado um inquérito aos proprietários dos animais selecionados para coleta de sangue. Para o procedimento de alocação do animal (2º estágio), foi considerado o plano de amostragem sistemática, sob a definição de que, a cada animal selecionado, os dois seguintes seriam descartados. Quanto aos postos de coleta de dados e sangüínea, procedeu-se, em primeiro estágio, o sorteio geográfico (amostragem casual) dos vinte postos de vacinação. O tamanho da amostra, 1000 cães, foi determinado considerando taxa de 10% de erro de estimação, com 95% de confiança (COCHRAN, 1977). A interpretação dos dados fornecidos por esta pesquisa poderá contribuir na construção do programa municipal para controle da leishmaniose, bem como em atividades de educação em saúde, compatíveis com o conhecimento da população local. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)