Busca avançada
Ano de início
Entree

O fungo filamentoso aspergillus nidulans como um sistema modelo para a caracterizacao das funcoes citoplasmaticas da atm (ataxia - telangiectasia) quinase).

Processo: 06/56406-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Gustavo Henrique Goldman
Beneficiário:Gustavo Henrique Goldman
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Polarização  Aspergillus nidulans 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aspergillus Nidulans | Atm Quinase | Polarizacao | Resposta Ao Dano Ao Dna

Resumo

O papel biológico da ATM quinase na regulação da resposta ao dano ao DNA é compreendida em considerável detalhe. Contudo, nas células Purkinje neuronais, a maior parte da ATM está localizada no citoplasma, onde aparece estar envolvida em algum aspecto do transporte vesicular. Embora isto possa representar uma característica importante da patologia da AT, a natureza dessa função citoplasmática permanece desconhecida. No fungo filamentoso Aspergillus nidulans, nós demonstramos que o homólogo da ATM, AtmA, regula o crescimento direcional da hifa. As hifas fúngicas e os neurônios possuem muitas características em comum, incluindo uma morfologia altamente polarizada que necessita de um transporte vesicular precisamente regulado. Assim, o objetivo deste projeto é o desenvolvimento de A. nidulans como um sistema modelo para a caracterização das funções citoplasmáticas da ATM. Os nossos objetivos incluem a localização da AtmA e a identificação e a caracterização de parceiros relevantes para o controle do crescimento hifal direcional. Os nossos resultados possibilitarão uma compreensão fundamental que poderá levar não somente ao desenvolvimento de estratégias terapêuticas alternativas para o combate dos aspectos neurodegenerativos da AT, mas também para a compreensão dos aspectos básicos da função da ATM. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)