Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicacao da alfa-metilacil coenzima a racemase (amarc) em imunoistoquimica: util no diagnostico diferencial entre carcinoma e atrofia da prostata?

Processo: 06/56575-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Athanase Billis
Beneficiário:Athanase Billis
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Imuno-histoquímica  Próstata 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amacr | Atrofia Prostatica | Imunohistoquimica | Prostata | P63 | 34Betae12

Resumo

A atrofia prostática, notadamente a variante parcial e o subtipo histológico hiperplásico (ou hiperplasia pós-atrófica) da variante completa, é a lesão benigna que mais freqüentemente se confunde histologicamente com adenocarcinoma. O uso da imunoexpressão de citoqueratinas de alto peso molecular para detecção de células basais é de grande valia para o diagnóstico diferencial, entretanto, principalmente na variante parcial as células basais podem estar espaçadas e mesmo ausentes em alguns ácinos benignos. Nestes casos o uso da imunoexpressão de AMACR pode ser útil no diagnóstico diferencial. Considerando que a atrofia prostática é a lesão benigna que mais freqüentemente se confunde com adenocarcinoma e os resultados controvertidos de apenas 4 trabalhos encontrados na literatura, acreditamos que este estudo seja uma contribuição relevante no que se refere à utilidade da imunoexpressão da AMACR no diagnóstico diferencial da atrofia prostática com o adenocarcinoma em biópsias prostáticas de agulha. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)