Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação e controle da disseminação de Staphylococcus aureus resistente à oxacilina em Serviço de Dermatologia do Hospital das Clínicas

Processo: 06/03003-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Anna Sara Shafferman Levin
Beneficiário:Anna Sara Shafferman Levin
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Clínica médica  Infectologia  Infecção hospitalar  Dermatopatias  Staphylococcus aureus 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dermatologia | Infeccao Hospitalar | Infectologia

Resumo

Staphylococcus aureus é um microorganismo versátil, responsável por um amplo espectro de doenças, incluindo septicemia, endocardite, pneumonia, meningite, bacteremia, infecções da pele, de feridas e do sistema nervoso central. Nos últimos anos, ocorreu um aumento da proporção de infecções causadas por S. aureus resistentes a meticilina/oxacilina (MRSA/ORSA), tanto no ambiente hospitalar como em infecções comunitárias. Pacientes infectados ou colonizados por MRSA são importantes reservatórios e fontes de disseminação deste microorganismo para outros pacientes, em instituições de cuidado à saúde. Em 2003 foi observado um aumento das taxas de infecções hospitalares por S. aureus na Enfermaria de Dermatologia do Hospital das Clínicas (EDER), em relação aos 5 anos anteriores. O objetivo do presente estudo será avaliação da transmissão hospitalar de MRSA, entre os pacientes da EDER e caracterizar os isolados de MRSA presentes nessa unidade. Será realizada a detecção dos pacientes colonizados por MRSA, através de culturas de vigilância das narinas e, sempre que houver, das lesões de pele. Posteriormente, os isolados de MRSA serão confirmados por PCR conforme descrito por Kearns et al., 1999. Após a confirmação por PCR, os isolados serão submetidos a teste de susceptibilidade a antimicrobianos, determinação do tipo de SCCmec e análise do polimorfismo do DNA por eletroforese em campo pulsado (PFGE). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PACHECO, RENATA L.; LOBO, RENATA D.; OLIVEIRA, MAURA S.; FARINA, ELTHON F.; SANTOS, CLEIDE R.; COSTA, SILVIA F.; PADOVEZE, MARIA CLARA; GARCIA, CILMARA P.; TRINDADE, PRISCILA A.; QUITERIO, LIGIA M.; et al. Methicillin-resistant Staphylococcus aureus (MRSA) carriage in a dermatology unit. Clinics, v. 66, n. 12, p. 2071-2077, . (06/03003-7, 06/00569-0)