Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso da reacao em cadeia de polimerase e da eletroforese de campo pulsado para a caracterizacao microbiologica dos casos de infeccao intra-ocular em um servico de referencia.

Processo: 07/00631-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2007
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Ana Luisa Höfling-Lima
Beneficiário:Ana Luisa Höfling-Lima
Instituição Sede: Departamento de Oftalmologia. Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Oftalmologia  Reação em cadeia da polimerase em tempo real  Reação em cadeia por polimerase (PCR) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Infeccao Intra Ocular | Nested Pcr | Pcr Em Tempo Real | Oftalmologia

Resumo

Endoftalmite é uma inflamação intra-ocular decorrente de uma infecção, causada por diversos microrganismos que podem atingir o interior do olho após trauma penetrante, cirurgias oftálmicas invasivas, ou por via hematogênica, partindo de um foco infeccioso distante. É uma situação rara, mas de caráter grave, potencialmente destrutiva para o olho e que resulta em grande prejuízo visual para maioria dos pacientes. Assim, é importante um estabelecimento correto e rápido da etiologia da doença, para que seja instituída uma terapêutica apropriada e precoce. Os métodos microbiológicos são usados rotineiramente mas possuem baixa sensibilidade de detecção. Os métodos de diagnóstico por biologia molecular podem aumentar a sensibilidade diagnóstica e diminuir o tempo para emissão de um resultado final. O presente trabalho tem como objetivos avaliar os principais microrganismos causadores de endoftalmite quanto a sua sensibilidade aos antimicrobianos e sua correlação com os tecidos adjacentes, identificar os principais fatores de risco para aquisição da infecção e a evolução do prognóstico visual, aplicação das técnicas de Nested PCR e PCR em Tempo Real para elucidação de casos de endoftalmite bacteriana, a fim de aumentar a sensibilidade e rapidez do diagnóstico, comparar os dados obtidos por essas técnicas com os métodos convencionais, e caracterizar genotipicamente amostras de bactérias isoladas concomitantemente no olho e em sítios distantes, bem como em possíveis casos de surtos relacionados a quebras de técnicas cirúrgicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)