Busca avançada
Ano de início
Entree

Absorcao, eficiencia de uso de fracionamento do fosforo (32p) em plantas citricas.

Processo: 07/04634-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Dirceu de Mattos Junior
Beneficiário:Dirceu de Mattos Junior
Instituição Sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Nutrição vegetal  Metabolismo  Porta-enxertos  Nutrição  Fósforo  Monoester fosfórico hidrolases 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:diagnose nutricional | fosfatase | fósforo | metabolismo | Nutrição | Porta-enxertos | Nutrição de plantas

Resumo

A citricultura é uma atividade reconhecida importância para a agricultura e a economia paulista. Entretanto, o seu sucesso está cada vez mais dependente da eficiência com que é conduzida, destacando-se entre outros aspectos, o manejo nutricional eficiente dos pomares. Neste contexto, o fósforo (P) assume acentuada importância, em vista da baixa disponibilidade nos solos brasileiros e da alta mobilidade quanto à redistribuição pelo floema das plantas. É constatado que os citros apresentam respostas diferenciadas à adubação fosfatada, dependendo da combinação copas/porta-enxerto, e que resistem dúvidas sobre o uso do fertilizante fosfatado na implantação dos pomares. Além do questionamento sobre o manejo da adubação, existe carência de estudos detalhados sobre a nutrição e o metabolismo de P na planta, como por exemplo: a distribuição deste nutriente em diferentes pools metabólicos, a sua redistribuição e partição nessas plantas, a eficiência de uso, bem como o emprego da fosfatase ácida na diagnose nutricional. Neste projeto, é proposta a realização três experimentos em casa-de-vegetação, localizadas no Instituto Agronômico e no Centro de Energia Nuclear na Agricultura, com os objetivos de avaliar: i) a influência da adubação fosfatada sobre o desenvolvimento inicial, estado nutricional e metabolismo de P em plantas cítricas, ii) a eficiência de absorção do P por diferentes porta-enxertos, e iii) a partição e redistribuição de P (32P) em mudas cítricas em função de combinações copa/porta-enxerto e da disponibilidade do nutriente em solução nutritiva. Com os resultados, se espera ampliar o entendimento da nutrição fosfatada nos citros, como base para avaliar diferenças de respostas à aplicação deste nutriente na fase de formação dos pomares, além de contribuir para direcionamento de futuras pesquisas em nutrição mineral e manejo para esta cultura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BACHIEGA ZAMBROSI, FERNANDO CESAR; MATTOS, JR., DIRCEU; QUAGGIO, JOSE ANTONIO; CANTARELLA, HEITOR; BOARETTO, RODRIGO MARCELLI. Phosphorus Uptake by Young Citrus Trees in Low-P Soil Depends on Rootstock Varieties and Nutrient Management. Communications in Soil Science and Plant Analysis, v. 44, n. 14, p. 2107-2117, . (07/04634-3)
BACHIEGA ZAMBROSI, FERNANDO C.; MATTOS, JR., DIRCEU; BOARETTO, RODRIGO M.; QUAGGIO, JOSE A.; MURAOKA, TAKASHI; SYVERTSEN, JAMES P.. Contribution of phosphorus (P-32) absorption and remobilization for citrus growth. PLANT AND SOIL, v. 355, n. 1-2, p. 353-362, . (07/04634-3)