Busca avançada
Ano de início
Entree

Contribuicao do aumento do estresse oxidativo via nad(p)h oxidase para a hipertrofia glomerular e albuminuria de ratos espontaneamente hipertensos e diabeticos.

Resumo

Recentemente demonstramos que a presença da hipertensão arterial exacerba o estresse oxidativo renal e determina o desenvolvimento precoce de hipertrofia glomerular e albuminúria em ratos diabéticos. Os objetivos do presente trabalho são investigar se: 1. o aumento do estresse oxidativo está associado a hipertrofia glomerular e aumento da albuminuria; 2. a ativação da via NAD(P)H oxidase e/ou o sistema anti-oxidante (SOD) é/são responsável(is) pelo aumento do estresse oxidativo e pelas alterações renais; 3. o aumento do estresse oxidativo contribui para a maior expressão renal do p27 e para perda de podócitos, alterações envolvidas na hipertrofia glomerular e albuminúria, respectivamente. Ratos espontaneamente hipertensos (SHR) com 4 semanas de idade controles e tornados diabéticos com estreptozotocina serão randomizados para não receberem nenhum tratamento, ou apocinina (um inibidor da NAD(P)H oxidase ou tempol (age como anti-oxidante por mimetizar a ação da SOD, uma enzima anti-oxidante). A pressão arterial será determinada antes e 10 e 20 dias após a indução do DM. Os ratos serão sacrificados 20 dias após a indução do DM quando será determinado: a expressão renal do dano ao DNA induzido pelo estresse oxidativo (imunohistoquímica para 8-HdG), expressão renal de nitrotirosina (marcador de estresse oxidativo e nitrosativo), atividade da NAD(P)H oxidase, expressão de subunidades da NAD(P)H oxidase: p47phox, gp91phox, RAC 1, expressão renal de enzimas anti-oxidantes: SOD, glutationa e hemeoxigenase 2, expressão renal de fibronectina, volume glomerular e albuminúria. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEIXOTO, ELISA B. M. I.; PAPADIMITRIOU, ALEXANDROS; LOPES DE FARIA, JACQUELINE M.; LOPES DE FARIA, JOSE B. Tempol Reduces Podocyte Apoptosis via PARP Signaling Pathway in Experimental Diabetes Mellitus. NEPHRON EXPERIMENTAL NEPHROLOGY, v. 120, n. 2, p. E81-E90, 2012. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.