Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e aplicacao de procedimentos diagnosticos de zoonoses transmitidas por carrapatos com suspeitos oriundos de areas de risco.

Processo: 07/51899-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2007 - 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:NATALINO HAJIME YOSHINARI
Beneficiário:NATALINO HAJIME YOSHINARI
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anaplasmose 

Resumo

Na fase atual da pesquisa da Síndrome Doença de Lyme Símile (SDLS), a principal dúvida é saber se estamos frente a uma variante da DL clássica ou se a síndrome presente no Brasil seria uma nova espiroquetose, cujo agente etiológico ainda estaria por ser descoberto. Outra questão de relevância prática ainda não esclarecida é saber quais seriam as outras zoonoses transmitidas por carrapatos à humanos que estariam presente no Brasil. Desde que a epidemiologia é um aspecto comum e as manifestações clínicas causadas por agentes como babesias, riquétsias, anaplasmas e ehrlichias podem se superpor com as da SDLS, é de grande importância do ponto de vista clínico e terapêutico conhecer outras zoonoses e reconhecer se está havendo co-infecção, pois a história natural de cada zoonose modifica-se quando ocorre superposição de enfermidades. Certamente que, este estudo contribuirá em muito no entendimento e discriminação da própria SDLS. Infelizmente, não há procedimentos diagnósticos padronizados para o reconhecimento das demais zoonoses transmitidas por carrapatos em humanos no Brasil. Além disso, a aplicação de metodologias desenvolvidas em outros países, poderia não ser adequada, pela ocorrência de diversidade genética entre os microorganismos carreados por carrapatos. Neste projeto propomos desenvolver metodologias diagnósticas para enfermidades transmitidas por carrapatos e aplicá-los em doentes suspeitos que procuram o nosso laboratório. Outra pesquisa que será desenvolvida em paralelo é a de visitar áreas com grande ocorrência de encaminhamento de pacientes com histórico de zoonoses transmitidas por carrapatos. Como exemplo, podemos citar o município de Nova Venécia no Estado de Espírito Santo, de onde recebemos muitos casos positivos para SDLS e, onde faremos três incursões para coleta de materiais, com o apoio do Ministério da Saúde. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SPOLIDORIO, MARIANA G.; LABRUNA, MARCELO B.; ZAGO, AUGUSTO M.; DONATELE, DIRLEI M.; CALIARI, KESIA M.; YOSHINARI, NATALINO H. Hepatozoon canis infecting dogs in the State of Espirito Santo, southeastern Brazil. Veterinary Parasitology, v. 163, n. 4, p. 357-361, 2009. Citações Web of Science: 41.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.