Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo, definição e estabelecimento de mecanismos de apoio ao desenvolvimento aberto, cooperativo e distribuído de módulos educacionais

Processo: 07/52629-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Ellen Francine Barbosa
Beneficiário:Ellen Francine Barbosa
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem  Teste e avaliação de software  Material didático  Módulos educacionais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Aprendizado | Ferramentas De Apoio | Modulos Educacionais Livres

Resumo

No decorrer das atividades associadas ao trabalho de doutorado de Barbosa (Processo FAPESP 98/16490-5) foram investigados e definidos mecanismos de apoio ao processo de desenvolvimento e modelagem de módulos educacionais. Os mecanismos estabelecidos propiciaram a reestruturação de materiais didáticos dentro da temática de Teste de Software. Em continuidade a esse trabalho, pretende-se agora investigar e definir mecanismos de apoio ao processo de desenvolvimento aberto, cooperativo e distribuído de tais módulos. A idéia é que os conteúdos construídos sejam flexíveis, customizáveis e reutilizáveis, intermultidisciplinares e, até certo ponto, "globalizados", como forma de estabelecer mecanismos apropriados para contribuir na melhoria do processo de ensino e aprendizado; tornando-o compatível com as novas demandas impostas pelas transformações educacionais em curso. Tanto o ensino presencial como a distância devem ser contemplados. Ainda, a longo prazo, pretende-se estabelecer um cenário para o desenvolvimento de módulos educacionais livres. Uma das linhas de atuação a ser explorada nesse contexto refere-se ao desenvolvimento de ferramental de apoio à aplicação dos mecanismos definidos, em especial ferramentas de suporte às atividades de modelagem e geração automática dos conteúdos educacionais associados aos módulos. Tal perspectiva deve ser explorada dentro do escopo do presente projeto de pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)