Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do agente quelante, do ion metalico, da temperatura e do sistema tamponante na adsorcao de pro-insulina humana recombinante em imac.

Processo: 07/55205-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Sonia Maria Alves Bueno
Beneficiário:Sonia Maria Alves Bueno
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Purificação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Purificacao

Resumo

A pesquisa na área de purificação de proteínas recombinantes, particularmente de processos que empregam a técnica de cromatografia de afinidade com íons metálicos imobilizados (IMAC), tem demandado muita atenção nas últimas décadas, pela necessidade de entendimento de seus mecanismos e desenvolvimento de novos processos. Este projeto de pesquisa visa investigar o efeito do agente quelante, do íon metálico, do sistema tamponante e da temperatura no comportamento da adsorção de pró-insulina humana recombinante e sua interação com o quelato metálico imobilizado. Para este estudo, a pró-insulina humana recombinante será utilizada como modelo, devido ao fato de possuir baixa massa molecular e cauda de poli(histidina) acoplada. Serão determinados dados de adsorção no equilíbrio com pró-insulina pré-purificada a várias temperaturas, que são requeridos para o entendimento do tipo de interação entre o quelato metálico e a pró-insulina. Modelos de isotermas de adsorção tais como Langmuir, Langmuir-Freundlich, Langmuir multicamada e Temkin serão usados para descrever os dados de adsorção no equilíbrio. Parâmetros dos modelos de isotermas tais como capacidade máxima do adsorvente e constante de dissociação do complexo ligante-pró-insulina são importantes para a ampliação de escala do processo. Parâmetros termodinâmicos de adsorção (ΔG°, ΔH° e ΔS°) serão calculados para elucidar a natureza das interações entre pró-insulina e o quelato metálico em função das variáveis estudadas. A seletividade e a capacidade dos adsorventes estudados serão investigadas utilizando lisado de células clarificado, proveniente da linha de processamento de insulina humana recombinante, doado pela empresa BIOMM (Belo Horizonte, MG). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)