Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da microbiota bacteriana e fungica em fezes de jabutis (geochelone carbonaria) e iguanas (iguana iguana) criados em domicilio e analise do potencial risco a saude humana.

Processo: 07/55784-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Priscilla Anne Melville
Beneficiário:Priscilla Anne Melville
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Microbiota  Geochelone carbonaria  Fungos  Iguana iguana  Saúde pública 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fungos | Geochelone Carbonaria | Iguana Iguana | Microbiota | Saude Publica

Resumo

O conhecimento dos patógenos que os répteis albergam e que apresentam potencial zoonótico passa a ser importante para a orientação dos clientes quanto aos cuidados com estes animais e implementação de medidas profiláticas adequadas. Os microrganismos que compõem a microbiota podem se tornar patogênicos para seus hospedeiros quando os mesmos encontram-se debilitados bem como, a eliminação contínua destes microrganismos (pelas fezes, por exemplo) por répteis aparentemente saudáveis ou mesmo doentes, pode representar um importante problema para pessoas que tenham contato com eles. Deve-se ressaltar ainda que, indivíduos imunossuprimidos, idosos, bem como pacientes submetidos a terapias imunossupressoras, também apresentam grande risco em contrair estas zoonoses. Considerando-se que os répteis participam de forma crescente do mercado de animais criados como pets, suas características microbiológicas devem ser pesquisadas, visando evitar que eles adoeçam ou venham a óbito devido à ocorrência de doenças infecciosas, e não transmitam zoonoses para aqueles que os manipulam ou que com eles convivem. Este trabalho tem como objetivos o estudo da ocorrência de agentes bacterianos (bactérias aeróbias e anaeróbias facultativas) e fúngicos com potencial zoonótico em fezes de jabutis (Geochelone carbonaria) e iguanas (Iguana iguana) criados em domicílio. Proceder-se-á a coleta das fezes de 100 jabutis-piranga (Geochelone carbonaria) e 50 iguanas (Iguana iguana) através de "swabs" estéreis introduzidos por via cloacal. Serão realizados exames microbiológicos visando a pesquisa de bactérias aeróbias, fungos filamentosos e leveduras, bem como serão realizados testes de susceptibilidade in vitro frente a antimicrobianos com as estirpes mais frequentemente isoladas e pesquisa de fatores de virulência em estirpes bacterianas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)