Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação genética da função biológica da proteína GbpB (glucan binding protein-B) de Streptococcus mutans

Processo: 07/56100-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Renata de Oliveira Mattos Graner
Beneficiário:Renata de Oliveira Mattos Graner
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Fatores de virulência  Genética molecular  Parede celular  Streptococcus mutans 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antibioticos Beta-Lactamicos | Fatores De Virulencia | Genetica Molecular | Parede Celular | Streptococcus Mutans

Resumo

Os mecanismos moleculares de virulência de Streptococcus mutans, principal patógeno da cárie dentaria, envolvem diversos eventos de adesão e acúmulo destas bactérias no biofilme dentário. Este processo é mediado pela síntese de glucanos extracelulares e sua interação com as proteínas extracelulares ligantes de glucano (Glucan binding proteins - Gbps). Uma dessas Gbps, a GbpB, é capaz de induzir resposta imune protetora contra cárie dentária em modelos experimentais. A GbpB é um antígeno imunodominante em crianças e a produção intensa de IgA salivar contra este antígeno foi associada à menor susceptibilidade à infecção por S. mutans. A despeito da afinidade a glucanos, há evidências de que a GbpB é uma proteína essencial, a qual participa do processo de divisão da parede celular. O objetivo deste estudo é avaliar, através de estratégias de genética molecular, a função biológica da GbpB. Para isto, pretende-se: 1) inibir a expressão de gbpB através expressão de RNA anti-sense, 2) analisar o efeito da exposição a níveis subletais de antibióticos beta-lactâmicos na expressão de gbpB, em genótipos distintos de S. mutans. A inibição da expressão de gbpB será realizada através da inserção de um plasmídeo contendo seqüência anti-sense de gbpB, sob controle de um promotor induzido por tetraciclina (Tet). Assim, alterações na morfologia, divisão celular e crescimento em biofilme in vitro serão avaliados em condições de expressão decrescentes deste gene. As análises dos níveis de transcritos serão realizadas através de RT-PCR e a produção da GbpB será-avaliada em ensaios de western blot. Os níveis subletais de antibióticos beta-lactâmicos serão determinados em curvas de crescimento bacteriano. Estes estudos genéticos contribuirão para elucidar a função biológica de gbpB, abrindo novos caminhos para a compreensão dos mecanismos de virulência de S. mutans e de outras espécies patogênicas de estreptococos geneticamente semelhantes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DUQUE, CRISTIANE; STIPP, RAFAEL N.; WANG, BING; SMITH, DANIEL J.; HOEFLING, JOSE F.; KURAMITSU, HOWARD K.; DUNCAN, MARGARET J.; MATTOS-GRANER, RENATA O.. Downregulation of GbpB, a Component of the VicRK Regulon, Affects Biofilm Formation and Cell Surface Characteristics of Streptococcus mutans. Infection and Immunity, v. 79, n. 2, p. 786-796, . (02/07156-1, 05/55775-0, 07/56100-2, 06/55933-8)
STIPP, RAFAEL N.; BOISVERT, HEIKE; SMITH, DANIEL J.; HOEFLING, JOSE F.; DUNCAN, MARGARET J.; MATTOS-GRANER, RENATA O.. CovR and VicRK Regulate Cell Surface Biogenesis Genes Required for Biofilm Formation in Streptococcus mutans. PLoS One, v. 8, n. 3, . (09/54182-7, 07/56100-2, 06/55933-8)