Busca avançada
Ano de início
Entree

Variabilidade de tratamento de exceções em arquiteturas de linhas de produtos baseadas em componentes

Resumo

Linhas de Produtos de Software (LPS) e o Desenvolvimento Baseado em Componentes(DBC) são abordagens que têm sido usadas para promover a reutilização e facilitar a evoluçãode sistemas de software. Um dos principais artefatos da LPS é a Arquitetura de Linhas de Produtos (ALP). Uma ALP provê uma visão global na qual são identificadas as partes variáveis e comuns de uma LPS em termos de elementos arquiteturais e suas configurações. No desenvolvimento de sistemas confiáveis, essas abordagens são usadas em conjunto com mecanismos de tratamento de exceções. Porém, mecanismos tradicionais de tratamento de exceções em geral consideram localmente um problema de natureza global, dificultando a compreensão do tratamento de exceção em nível sistêmico. Isso aumenta o acoplamento entre os comportamentos normal e excepcional da ALP, prejudicando assim, a adoção de diferentes estratégias de tratamento de exceções para diferentes produtos de uma mesma LPS. A definição do comportamento excepcional de forma global permite, por exemplo, gerar produtos com graus variados de tolerância a falhas, de acordo com as características escolhidas para sua geração. Este projeto de pesquisa propõe a criação de um modelo para explicitar variabilidades de fluxos de controle excepcionais e de tratadores de exceções em arquiteturas de linhas de produtos baseadas em componentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASTOR‚ F.; LEITE‚ D.S.; RUBIRA‚ C.M.F. An exception handling system for service component architectures. Journal of the Brazilian Computer Society, p. 1-17, 2012.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.