Busca avançada
Ano de início
Entree

Projeto e Implementação de Variabilidades em Arquiteturas Baseadas no Modelo de Componentes COSMOS*

Processo: 08/02501-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Cecília Mary Fischer Rubira
Beneficiário:Marcelo de Oliveira Dias
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Engenharia de software

Resumo

A atividade de desenvolvimento de software vem enfrentando crescentes desafios em termos de diminuição de custos, esforço, e tempo de chegada ao mercado, acompanhados do aumento da complexidade e do tamanho dos produtos de software. Para atender a estas demandas, novos enfoques que favoreçam o gerenciamento da complexidade e o reuso de artefatos de software têm sido propostos, tais como arquitetura de software e o desenvolvimento baseado em componentes. Além disso, um outro conceito fundamental no contexto de reutilização e evolução de software é o gerenciamento de variabilidades.Um alto grau de variabilidade permite a utilização do artefato de software em um contexto mais amplo, o que torna o artefato mais reutilizável. Porém, para que a variabilidade seja efetivamente útil, é necessário considerá-la explicitamente nas diversas fases do ciclo de vida do software, desde a especificação, passando pela implementação, implantação e evolução. O objetivo principal deste projeto de pesquisa é propor uma solução para representar e implementar variabilidade de software em sistemas baseadas em componentes. Esta solução consistirá na extensão de um modelo de implementação de componentes para permitir a definição de partes fixas e variáveis tanto de componentes de software, quanto de configurações arquiteturais envolvendo vários componentes. Além disso, devem ser consideradas diferentes técnicas de representação e implementação de variabilidade, que atuem tanto no desenvolvimento do sistema, quanto na sua implantação e evolução. Este trabalho deve dar continuidade e se integrar com outros trabalhos do grupo de Engenharia de Software e Tolerância a Falhas do Instituto de Computação da Unicamp, nas áreas de arquitetura de software, ferramentas e evolução de sistemas baseados em componentes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TIZZEI, LEONARDO P.; DIAS, MARCELO; RUBIRA, CECILIA M. F.; GARCIA, ALESSANDRO; LEE, JAEJOON. Components meet aspects: Assessing design stability of a software product line. INFORMATION AND SOFTWARE TECHNOLOGY, v. 53, n. 2, p. 121-136, FEB 2011. Citações Web of Science: 27.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.