Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de qualidade de efluentes nas diferentes fases de criação da rã-touro (Lithobates catesbeianus)

Processo: 08/58441-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2009
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Marta Verardino de Stéfani
Beneficiário:Marta Verardino de Stéfani
Instituição Sede: Centro de Aquicultura (CAUNESP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Ranicultura  Qualidade da água  Impactos ambientais  Sustentabilidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Efluente | Impacto | Mitigacao | Ranicultura | Sustentabilidade

Resumo

Com a adesão da aquicultura a sustentabilidade como um novo estilo de desenvolvimento, visando a perenidade e o crescimento da atividade, bem como a expansão da ranicultura brasileira há uma preocupação com a qualidade e quantidade de água disponível e como ela é utilizada para tal fim. Surge então a importância de avaliar a qualidade de seu efluente, que é parte dos requisitos de um estudo de impacto ambiental. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho é avaliar a qualidade do efluente da criação de rã-touro em suas diferentes fases de criação, através de análises da qualidade da água e propor métodos e tecnologias que minimizem os impactos negativos e garantam sua sustentabilidade. A metodologia aplicada será a coleta de efluentes em diferentes pontos de amostragem (entradas e saídas dos tanques) durante as duas fases de criação (girinagem e engorda). Serão realizadas análises dos seus parâmetros físico-químicos tais como: temperatura, pH, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica, turbidez, nitrogênio amoniacal, nitrato, ortofosfato, DBO, DQO e bacteriológico: coliformes totais e E. coli. As coletas serão realizadas quinzenalmente em seis tanques de girinos e seis tanques de engorda de rãs do Setor de Ranicultura, do Centro de Aqüicultura da Universidade Estadual Paulista, Campus Jaboticabal/SP. O delineamento experimental utilizado será o inteiramente casualizado com dois tratamentos (água de entrada e saída) e seis repetições, num esquema em parcelas subdivididas. Será feita uma comparação dos resultados obtidos com os limites máximos encontrados na legislação ambiental (Resolução CONAMA 357/2005) para avaliar se está ocorrendo um impacto ambiental sobre o corpo d'água receptor. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORGES, FERNANDA DE FREITAS; DE STEFANI, MARTA VERARDINO; DO AMARAL, LUIZ AUGUSTO. QUALITY OF THE EFFLUENTS OF BULLFROG TADPOLE PONDS. Boletim do Instituto de Pesca, v. 40, n. 3, p. 409-417, . (08/58441-4)
BORGES, FERNANDA DE FREITAS; DE STEFANI, MARTA VERARDINO; DO AMARAL, LUIZ AUGUSTO. QUALITY OF THE EFFLUENTS OF BULLFROG TADPOLE PONDS. BOLETIM DO INSTITUTO DE PESCA, v. 40, n. 3, p. 9-pg., . (08/58441-4)