Busca avançada
Ano de início
Entree

Clemente quaglio (1872-1948): canon da ciencia pedologica - estudo historico-critico.

Processo: 10/50916-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2010
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Carlos Roberto da Silva Monarcha
Beneficiário:Carlos Roberto da Silva Monarcha
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Pedologia  Psicologia experimental 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciencias Da Educacao | Clemente Quaglio | Pedologia | Psicologia Experimental

Resumo

Projeto de pesquisa centrado no exame das técnicas e conceitos pedológicos formulados por Clemente Quaglio, atuante professor primário em São Paulo nas primeiras quadras do século XX. Autodidata, Quaglio destacou-se na hierarquia do sistema intelectual como cultor da pedologia, ramo de conhecimento inteiramente dedicado ao estudo sistemático e científico da criança. As consulta regulares em acervos institucionais situados no Estados de São Paulo, capital e interior, e Rio de Janeiro permitiram localizar e sistematizar os dados biográficos e a produção impressa de Clemente Quaglio (e Ugo Pizzoli). A totalidade da obra explicita a organização de um saber original e interdisciplinar concretizado por um professor de formação autodidata, porém em conexão aberta com as controversas verdades conquistadas pela ciência experimental da época. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)