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Educação secundária e disseminação da cultura literária e científica no estado de São Paulo (1931-1982)

Processo: 09/03429-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Rosa Fátima de Souza Chaloba
Beneficiário:Rosa Fátima de Souza Chaloba
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):10/11037-4 - Educação Secundária e Disseminação da Cultura Literária e Científica no Estado de São Paulo (1931 - 1982), BP.TT
Assunto(s):História da educação  Política educacional  Literatura  Cultura científica  Ensino médio  Escola pública 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cultura escolar | ensino secundário | Escola Pública Secundária | historia da educação | História do Ensino Secundário | política educacional | História da Educação

Resumo

Este projeto de pesquisa propõe uma investigação histórica sobre o ensino secundário no estado de São Paulo articulando as transformações no âmbito das políticas educacionais com suas implicações na cultura escolar. O estudo incide sobre as mudanças ocorridas entre os anos de 1931 e 1982, período marcado pela significativa expansão de escolas e vagas propiciada especialmente pelos Poderes Públicos. A pesquisa objetiva: a) Identificar e analisar as políticas implementadas pelos governos do estado de São Paulo para o ensino secundário tendo em vista as reformas educacionais, os projetos de inovação, as reformulações curriculares e as estratégias adotadas para promover a expansão de vagas e as orientações administrativas e pedagógicas; b) Identificar os sujeitos educacionais envolvidos no processo analisando as representações sobre o ensino secundário; c) Investigar aspectos da cultura escolar secundária tomando como base a E.E. Bento de Abreu de Araraquara examinando o currículo, as práticas educativas e as práticas simbólicas; d) Mapear, reunir e disponibilizar fontes para a investigação histórica do ensino secundário; e) Produzir um estudo sistemático sobre o ensino secundário paulista que possa contribuir para o alargamento da pesquisa histórica em educação. (AU)

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