Busca avançada
Ano de início
Entree

Producao, composicao do leite e comportamento de ovelhas da raca bergamacia sob dietas com quatro distintos niveis de fdn.

Processo: 08/53485-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Edson Ramos de Siqueira
Beneficiário:Edson Ramos de Siqueira
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Alimentação  Comportamento ingestivo  Ovinos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alimentacao | Comportamento Ingestivo | Ovino | Taxa De Passagem

Resumo

Animais em lactação devem consumir diariamente quantidades adequadas de fibra para estimular a atividade de mastigação, conservar o fluxo de saliva e garantir um ambiente ruminai favorável para o crescimento da microbiota nesse compartimento. A fibra desempenha importante função no controle do consumo voluntário, sendo que a fibra detergente neutra (FDN) é indicada como o melhor estimador de consumo dos alimentos pelos ruminantes. No entanto, as recomendações na literatura quanto aos níveis apropriados de FDN em rações para rebanhos leiteiros restringem-se a alimentos e categorias animais específicas. Logo, tratando-se de pequenos ruminantes, essas informações tornam-se praticamente escassas. Desta forma, o objetivo nesse projeto é avaliar as respostas produtivas e comportamentais de ovelhas da raça Bergamácia em lactação, alimentadas com diferentes níveis de FDN. O projeto a ser executado na Unidade de Pesquisa e Produção de Leite Ovino, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, UNESP, campus de Botucatu, SP, utilizará 36 matrizes da raça Bergamácia, com aproximadamente 2,5 a 3,5 anos de idade, distribuídas em quatro tratamentos de acordo com o nível de FDN da dieta (20%, 28%, 36% e 44%). Serão avaliadas: a dinâmica do peso corporal, a produção e a composição do leite, o consumo de matéria seca, a cinética de passagem de partículas e o comportamento ingestivo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)