Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapeamento de genes analogos de resistencia a patogenos em feijao (phaseolus vulgaris l.)

Processo: 08/54732-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Maria Lúcia Carneiro Vieira
Beneficiário:Maria Lúcia Carneiro Vieira
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Marcadores genéticos  Mapeamento genético  Phaseolus vulgaris 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Genes De Resistencia A Doencas | Mapas Moleculares | Mapeamento Genetico | Marcadores Geneticos | Phaseolus Vulgaris | Rga

Resumo

A cultura do feijão (Phaseolus vulgaris L.) é de extrema importância para o Brasil e, também, em termos mundiais, sendo necessário o desenvolvimento de pesquisas que possibilitem a melhoria da produção e da qualidade dos grãos e o aumento da produtividade das lavouras. No aspecto produtivo, os problemas fitossanitários são os principais limitadores. A espécie é atacada tanto por doenças fúngicas quanto por vírus e bactérias. Cultivares resistentes têm sido produzidos com sucesso ao longo de muitos anos, através de melhoramento clássico. No entanto, o desenvolvimento de marcadores moleculares e o seqüenciamento de genes de resistência a patógenos, clonados a partir do genoma de diversas espécies, têm possibilitado o emprego de estratégias de melhoramento mais sofisticadas, como o uso da seleção assistida. Dessa forma, este projeto visa à geração de uma nova classe de marcadores moleculares derivados de genes análogos aos de resistência (RGA). Para tanto, será utilizada uma estratégia baseada na detecção de polimorfismo por restrição, seguida de amplificação do DNA via PCR, chamada NBS-profiling. Para a amplificação dos locos, será usado um primer degenerado, desenhado a partir de regiões altamente conservadas em genes de resistência, que possibilitará o ancoramento desses marcadores e outro primer complementar ao adaptador, previamente ligado aos sítios de restrição. Estes marcadores RGA serão alocados no mapa núcleo da espécie, possibilitando seu uso para a seleção assistida e o mapeamento de genes de feijão relacionados aos mecanismos resistência a patógenos. Para tanto, serão utilizadas duas populações de P. vulgaris: uma população modelo (estudada por vários laboratórios no Brasil e no exterior), Bat X Jalo, e outra população, gerada na Universidade Federal de Lavras, Carioca X Flor de Mayo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HANAI, LUIZ RICARDO; SANTINI, LUCIANE; ARANHA CAMARGO, LUIS EDUARDO; PELEGRINELLI FUNGARO, MARIA HELENA; GEPTS, PAUL; TSAI, SIU MUI; CARNEIRO VIEIRA, MARIA LUCIA. Extension of the core map of common bean with EST-SSR, RGA, AFLP, and putative functional markers. MOLECULAR BREEDING, v. 25, n. 1, p. 25-45, . (08/52269-5, 08/54732-4, 04/13547-9, 04/07614-5)