Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise molecular de mecanismos determinantes de resistência a antibióticos em Pseudomonas aeruginosa e Acinetobacter spp.

Processo: 08/56379-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Ana Lúcia da Costa Darini
Beneficiário:Ana Lúcia da Costa Darini
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Acinetobacter  Antibióticos  Epidemiologia molecular  Pseudomonas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acinetobacter | Antibioticos | Epidemiologia Molecular | Mecanismos De Resistencia | Multirresistencia | Pseudomonas

Resumo

P. aeruginosa e espécies de Acinetobacter são causas comuns de diversas infecções em pacientes hospitalizados, principalmente nos internados em centros de tratamento intensivo. Além disso, esses microrganismos se destacam por apresentarem resistência, intrínseca e adquirida, a várias classes de antibióticos, que confere à bactéria fenótipos de multirresistência e panresistência. O presente projeto propõe estudar a participação de integrons (elementos genéticos que carreiam genes de resistência), da perda de porinas (canais protéicos da membrana externa), e da atividade de efluxo aumentada, como determinantes do fenótipo de multirresistência e panresistência. Serão estudadas bactérias isoladas de pacientes hospitalizados no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora, no período de 2000 a 2007. O perfil de sensibilidade destas linhagens será determinado e utilizado para classificá-las em diferentes níveis de resistências. A variabilidade clonal das linhagens será investigada por PFGE. Hibridação com sondas de DNA será utiliza para detectar a presença de integrons de classe 1, 2 e 3. Os cassetes gênicos contidos nestes integrons serão pesquisados por PCR, RFLP e seqüenciamento. As proteínas de membrana externa serão extraídas e separadas por eletroforese, com o objetivo de se identificar linhagens com baixa expressão de porinas. Paralelamente, linhagens com expressão aumentada de sistemas de efluxo serão detectadas pela avaliação do acúmulo intracelular de brometo de etídeo e por real time RT-PCR. Analisando os resultados das pesquisas de integrons, perda de porina e atividade de efluxo aumentada, juntamente com os dados dos perfis de resistência das linhagens e PFGE, podemos avaliar a participação destes mecanismos no contexto de multirresistência e panresistência em P. aeruginosa e Acinetobacter spp. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PALAZZO, I. C. V.; PITONDO-SILVA, A.; LEVY, C. E.; DA COSTA DARINI, A. L.. Changes in vancomycin-resistant Enterococcus faecium causing outbreaks in Brazil. Journal of Hospital Infection, v. 79, n. 1, p. 70-74, . (08/56379-0)