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Ensino e profissionalização docente: as relações entre linguagem, desenvolvimento e trabalho

Processo: 07/07951-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Ana Lúcia Horta Nogueira
Beneficiário:Ana Lúcia Horta Nogueira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Professores  Psicologia organizacional  Sociologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:processos de significação | psicologia do trabalho | Psicologia Histórico-Cultural | Trabalho Docente | Perspectiva Histórico-Cultural

Resumo

Na presente proposta focalizamos a questão do trabalho docente, considerando a participação nas complexas dinâmicas institucionais como articuladas ao desenvolvimento do professor (Vygotsky e Bakhtin). De acordo com nossa concepção teórica acerca do trabalho docente, entendido "em seu universo psicológico, cultural e simbólico", na tensão entre "ortodoxia profissional e estilo individual", indagamos: Como os professores se apropriam das práticas docentes em situações de trabalho? Como explicar as formas de incorporar ou burlar as práticas institucionais? Como entender as resistências e frustrações relatadas pelo professor? De que forma o professor se articula e produz coletivamente formas alternativas de atuação profissional? Para compreender as dimensões presentes na construção da atividade do trabalho docente, apontamos como objetivos para esta pesquisa: (i) o aprofundamento da discussão do ensino como trabalho, da profissionalização docente e dos processos de apropriação das práticas institucionais de trabalho (considerando os estudos da sociologia e psicologia do trabalho - Antunes, Clot, Faïta, Bronckart), (ii) a descrição e análise de situações e representações do trabalho docente e (iii) a explicitação da rede discursiva no e sobre o trabalho do professor. Com relação à pesquisa empírica, propomos discutir o trabalho docente a partir de dados coletados junto a professores em diferentes posições e momentos da carreira. Em uma perspectiva discursiva, analisaremos o ensino como trabalho a fim de compreender e explicitar a função psicológica do trabalho. (AU)

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