Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do perfil de citocinas (TH1, TH2 e TH17), fenotipagem linfocitária e avaliação do sistema das cininas associados ao distúrbio de tromboangeite obliterante: proposta de diagnóstico e compreensão etiopatológica

Processo: 09/50508-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Paulo Roberto Barbosa Evora
Beneficiário:Paulo Roberto Barbosa Evora
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cininas 

Resumo

A tromboangeíte obliterante (TAO) ou doença de Buerger é uma doença distinta que, frequentemente, leva à insuficiência vascular; caracteriza-se por inflamação crônica e aguda, trombosante, segmentar, das artérias de médio e pequeno calibre, acometendo, principalmente, as artérias tibiais e radiais, com extensão secundária ocasional para as veias e nervos das extremidades. Deste modo, a forte relação com o tabagismo em indivíduos jovens parece desencadear toxicidade direta ao endotélio por alguns produtos do tabaco ou por um a resposta imune idiossincrásica a alguns agentes. Os objetivos desse estudo envolvem a análise dos componentes do sistema das cininas (cininogênios, calicreínas e cininase II), a determinação do perfil de citocinas associadas aos padrões TH1, TH2 e TH 17 e também a fenotipagem linfocitária no sangue de pacientes com TAO e indivíduos normais associando tais parâmetros a possíveis métodos que auxiliem no diagnóstico clínico e na compreensão da etipatogenia da TAO. Os pacientes portadores de TAO recém-diagnosticados que fazem uso ou não de anti-plaquetário (AAS) serão selecionados a partir de casos atendidos no ambulatório de vascular do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. O diagnóstico da TAO será baseado nos critérios diagnóstico pode ser baseado nos SHIONOYA (1983). Neste trabalho, serão estudados entre 15-20 pacientes com TAO na fase aguda da manifestações clínica. Paras as dosagens de citocinas e cininogênios serão utilizados ensaios de ELISA e a quantificação das calicreínas e cininase II serão feitas através de substratos cromogênicos específicos. Para a fenotipagem linfocitária serão utilizados metodologias que envolvem a citometria de fluxo e anticorpos monoclonais específicos para as diferentes marcações celulares. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DELLALIBERA-JOVILIANO, R.; JOVILIANO, E. E.; SILVA, J. S.; EVORA, P. R. B.. Activation of cytokines corroborate with development of inflammation and autoimmunity in thromboangiitis obliterans patients. CLINICAL AND EXPERIMENTAL IMMUNOLOGY, v. 170, n. 1, p. 28-35, . (09/50508-5)