Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo sobre a precipitação de sintomas em pacientes com transtorno do estresse pós-traumático remitidos com inibidores seletivos de recaptura de serotonina através da redução abrupta de triptofano

Processo: 08/04122-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Márcio Antonini Bernik
Beneficiário:Márcio Antonini Bernik
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Serotonina  Transtornos de estresse pós-traumáticos  Trauma  Triptofano  Psicofarmacologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Depleção de triptofano | Inibidor seletivo de recaptura de serotonina | serotonina | transtorno de estresse pós-traumático | trauma | Triptofano | Psicofarmacologia

Resumo

Este protocolo descreve um projeto de pesquisa que pretende avaliar a importância da serotonina (5-HT) em indivíduos com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) expostos a estímulos relacionados aos seus traumas. Para tanto, dez pacientes com TEPT respondedores a algum inibidor seletivo de recaptura de serotonina (ISRS) foram submetidos a um procedimento de depleção abrupta de triptofano (RAT), precursor da 5-HT num esquema crossover, randomizado, duplo cego e controlado com placebo. Uma vez depletado o triptofano, serão expostos a uma prova comportamental que consiste em uma gravação em que o sujeito conta em suas próprias palavras o trauma que sofreu. As médias dos efeitos clínicos e fisiológicos do dia placebo foram comparadas às médias dos efeitos do dia em que a depleção de triptofano realmente ocorrer através de escalas de ansiedade (inventário de ansiedade de Spielberger - estado SSAI), de humor (Inventário de depressão de Hamilton HMA-D e POMS) e estresse pós-traumático (Escala de trauma de Davidson DTS). Dessa forma será possível uma melhor compreensão do papel da 5-HT no humor, ansiedade e sintomas específicos de TEPT nesse transtorno. Para garantir que ocorreu depleção de triptofano, amostras de sangue foram coletadas, centrifugadas e congeladas a -80º C e serão analisadas para concentração de triptofano através da técnica de HPLC assim que obtivermos auxilio financeiro.Os resultados até o momento mostram claras e significativas diferenças entre os dias placebo e depleção nas escalas de ansiedade, humor e estresse pós-traumático bem como parâmetros fisiológicos com aumento muito maior dos escores em ambos os dias após teste comportamental, porém muito maior no dia depleção que no dia placebo atingindo clara significância estatística (p<.05).A neste momento resta somente a realização das dosagens de triptofano no plasma para a conclusão do estudo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORCHS, FELIPE; NUTT, DAVID J.; HINCE, DANA A.; DAVIES, SIMON J. C.; BERNIK, MARCIO; HOOD, SEAN D.. Evidence for serotonin function as a neurochemical difference between fear and anxiety disorders in humans?. JOURNAL OF PSYCHOPHARMACOLOGY, v. 29, n. 10, p. 1061-1069, . (08/04122-5)
CORCHS, FELIPE; NUTT, DAVID J.; HOOD, SEAN; BERNIK, MARCIO. Serotonin and Sensitivity to Trauma-Related Exposure in Selective Serotonin Reuptake Inhibitors-Recovered Posttraumatic Stress Disorder. BIOLOGICAL PSYCHIATRY, v. 66, n. 1, p. 17-24, . (99/00170-4, 08/04122-5)