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Habilidades lexicais em crianças com Síndrome de Down em idade pré-escolar

Processo: 08/03982-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Dionísia Aparecida Cusin Lamônica
Beneficiário:Dionísia Aparecida Cusin Lamônica
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):08/09759-1 - Habilidades lexicais em crianças com Síndrome de Down em idade pré escolar., BP.TT
Assunto(s):Avaliação fonoaudiológica  Avaliação da linguagem  Linguagem infantil  Síndrome de Down  Crianças 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação fonoaudiológica | habilidades lexicais | linguagem infantil | Sindrome de Down | Linguagem

Resumo

A síndrome de Down é considerada a principal causa genética da deficiência mental e é resultante da presença extra de um cromossomo 21, caracterizando uma trissomia do 21. A literatura apresenta que crianças com síndrome de Down demonstram atrasos globais em seu desenvolvimento com reflexos importantes no desempenho social, mental, emocional e familiar. Quanto ao desenvolvimento da linguagem, estudos apontam que estas crianças apresentam dificuldades desde o nascimento, entretanto as dúvidas a respeito do desenvolvimento da linguagem de crianças com síndrome de Down são evidentes, tanto nas pesquisas antigas quanto nas atuais. Esta é a primeira etapa de um projeto maior que visa acompanhar o desenvolvimento lexical de crianças com a síndrome de Down. Objetivo: Verificar o desenvolvimento lexical de crianças com síndrome de Down em idade pré-escolar. Métodos: Participarão deste estudo 40 crianças, 20 com o diagnóstico de síndrome de Down e 20 crianças com desenvolvimento típico, de ambos os sexos e idade cronológica variando de três a seis anos. As crianças serão pareadas quanto a gênero e idade cronológica. O representante legal das crianças responderá um questionário sobre a vida pregressa de seus filhos, desde a gestação até o momento atual. Os participantes serão submetidos aos seguintes procedimentos: Observação do Comportamento Comunicativo, aplicação do Teste de Vocabulário por Imagens Peabody e do Teste de Linguagem Infantil ABFW - Parte de Vocabulário. As avaliações serão filmadas para análise posterior. As análises estatísticas dos dados obtidos serão realizadas por meio de testes não paramétricos. (AU)

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