Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo epidemiologico das diarreias infecciosas agudas infantis no hospital universitario da universidade de sao paulo (usp).

Processo: 08/53850-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2009
Data de Término da vigência: 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Marina Baquerizo Martinez
Beneficiário:Marina Baquerizo Martinez
Instituição Sede: Hospital Universitário (HU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Rotavirus  Shigella  Campylobacter  Salmonella 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Campylobacter | Diarreia Infecciosa Aguda | E Coli Diarreiogenica | Rotavirus | Salmonella | Shigella

Resumo

A doença diarréica da criança é, ainda nos dias correntes, uma síndrome freqüente e está entre as principais causas de consulta, internação e de letalidade, sobretudo nos países em desenvolvimento. A UNICEF e a OMS estimam que ocorram anualmente cinco a dez milhões de mortes por diarréia entre os três bilhões de pessoas que vivem na Ásia, África e América Latina. No Hospital Universitário da USP (HU) as diarréias agudas infantis ainda são freqüentes em crianças abaixo de cinco anos, necessitando, para tanto, uma avaliação da prevalência dos principais agentes etiológicos envolvidos nesta importante patologia. Dois estudos epidemiológicos sobre diarréias agudas foram conduzidos no HU, um na década de 1980 e outro na década de 1990. Contudo, nos dez últimos anos, foram detectados microrganismos emergentes que estão ganhando importância como agentes etiológicos das infecções gastrintestinais. Essas mudanças na etiologia das diarréias intestinais nos levaram a propor um novo projeto que, quando concluído, nos permitirá avaliar a importância desses microrganismos emergentes como agente etiológico das infecções intestinais nesta população. Além disso, será possível avaliar, nessa população, a eficácia da vacina para rotavírus, introduzida há dois anos no calendário de vacinação do Ministério da Saúde. Frente às mudanças que tem sido observadas na etiologia das diarréias infecciosas e a importância da caracterização do perfil etiológico da diarréia nos primeiros anos de vida para o estabelecimento de políticas locais de vigilância, tratamento e profilaxia da doença diarréica, o objetivo principal deste trabalho é determinar os agentes bacterianos e virais e a prevalência deles em casos de diarréia em crianças menores de cinco anos, com sintomas de gastrenterite, atendidas no pronto atendimento do Hospital Universitário da USP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)