Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da transferencia passiva de alergenos ambientais livres ou em imunecomplexos por meio da passagem transplacentaria e aleitamento materno

Processo: 08/58825-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Antonio Condino Neto
Beneficiário:Antonio Condino Neto
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):10/05221-7 - Estudo da transferência passiva de alérgenos ambientais livres ou em imunecomplexos por meio da passagem transplacentária e aleitamento materno, BP.TT
Assunto(s):Alérgenos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alergenos

Resumo

Atualmente a asma e outras doenças alérgicas afetam milhões de crianças no mundo inteiro. Frente a essa situação, existe um crescente interesse em Estudo da resposta imune humoral materna aos alérgenos D. pteronyssinus, B. tropicallis e B. germanica e sua transferência passiva ao recém-nascido por meio da passagem transplacentária e aleitamento materno identificar os eventos que predispõem a alergia no inicio da vida, e assim desenvolver estratégias eficazes para sua prevenção. Desta forma, nos propusemos a caracterizar a resposta imune humoral específica a três importantes aero-alérgenos, investigando o efeito do padrão de resposta imune materna na transferência de anticorpos ao seu filho. Para isso iremos estudar um mínimo 30 mães alérgicas com IgE específica a um ou mais dos 3 alérgenos. Quantificaremos a S-IgA e as subclasses IgG1, IgG2, IgG3 e 1E104 específicas presente no colostro e amostras pareadas de soro materno e cordão umbilical, respectivamente. Também iremos realizar imunoblot da S-IgA e IgG transferida ao bebê l afim de verificar se existe relação entre sensibilização materna e transferência de anticorpos reativos às porções mais alergênicas do extrato. Uma vez que a transferência de anticorpos tem um importante papel na imunomodulação antígeno especifico, achamos importante avançar no estudo das relações materno-fetais, para que possamos no futuro estabelecer estratégias eficazes para a prevenção das doenças alérgicas durante o desenvolvimento fetal e nos primeiros anos de vida. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACCHIAVERNI, P.; ARSLANIAN, C.; FRAZAO, J. B.; PALMEIRA, P.; RUSSO, M.; VERHASSELT, V.; CONDINO-NETO, A.. Mother to Child Transfer of IgG and IgA Antibodies Against Dermatophagoides pteronyssinus. Scandinavian Journal of Immunology, v. 74, n. 6, p. 619-627, . (08/51535-3, 05/57593-7, 08/58825-7)