Busca avançada
Ano de início
Entree

Citotoxicidade, aderência e invasão de cepas de Aggregatibacter actinomycetemcomitans isolados de pacientes portadores e não portadores de doença periodontal

Processo: 08/58738-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2009
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Mario Júlio Ávila-Campos
Beneficiário:Mario Júlio Ávila-Campos
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças periodontais  Periodontite agressiva  Fatores de virulência  Aderência bacteriana  Citotoxicidade  Toxinas bacterianas  Leucotoxinas  Aggregatibacter actinomycetemcomitans 

Resumo

Aggregatibacter actinomycetemcomitans é um importante patógeno periodontal que está associado a várias doenças infecciosas tais como endocardite, meningite, abscessos, septicemia e osteomielite, entre outros. Entretanto, seu papel fundamental se encontra na etiologia da doença periodontal incluindo-se a periodontite agressiva localizada, periodontite crónica e periodontite refratária. Este microrganismo produz vários fatores de virulência que colaboram com a capacidade de adesão e invasão aos tecidos periodontais, com o escape das defesas do hospedeiro, induz a destruição tecidual pela produção de colagenases, e ser transmitido de hospedeiro para hospedeiro. Embora os mecanismos de invasão sejam intensamente estudados, os genes requeridos para os diferentes passos da invasão estão ainda por serem identificados. A literatura relata que o gene apaH estaria relacionado à invasão do A. actinomycetemcomitans. A leucotoxina é conhecida como fator de virulência mais significativo neste organismo, entretanto, a toxina distensiva do citoesqueleto (CDT) merece também, atenção especial por seus efeitos imunossupressivos e citotóxicos. Considerando-se a importância de A. actinomycetemcomitans na patogênese das doenças periodontais e dos principais fatores de virulência que produz, este estudo tem por objetivos: Analisar a ocorrência de A. actinomycetemcomitans em indivíduos com e sem doença periodontal; avaliar as características fenotípicas dos isolados, quanto aos processos de aderência, invasão e citotoxicidade para as células epiteliais bucais; e caracterização molecular dos genes relacionados aos processos de aderência (gene ftp1), invasão (genes apaH, apiA, apiB e apiC) e citotoxicidade (Itx, ItxA, cdt A, cdt B, cdt C e cdtABC). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANTÔNIO SCALCO FABRIS; VIVIANE NAKANO; MARIO JÚLIO AVILA-CAMPOS. Bacteriological analysis of necrotic pulp and fistulae in primary teeth. Journal of Applied Oral Science, v. 22, n. 2, p. 118-124, . (08/57330-4, 08/58738-7)