Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise estrutural da descontinuidades em macicos rochosos: exame comparativo entre diferentes metodos para a elaboracao de modelo estrutural.

Processo: 07/04444-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Ginaldo Ademar da Cruz Campanha
Beneficiário:Ginaldo Ademar da Cruz Campanha
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Geologia estrutural  Fraturas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estabilidade de Taludes | Fraturas | Grupo São Roque | juntas | restituição fotogramétrica | geologia estrutural

Resumo

O trabalho a ser desenvolvido tem como propósito avaliar diferentes métodos de caracterização e análise das descontinuidades presentes em um maciço rochoso situado no Município de Salto de Pirapora, mais especificamente na Mina Ponte Alta, e elucidar a estrutura geológica do mesmo. A caracterização das descontinuidades em maciços rochosos proporciona o entendimento da história deformacional do maciço, levando a um melhor entendimento da tectônica rúptil regional atuante nessas rochas. Na engenharia civil e mineira, as descontinuidades normalmente governam o comportamento mecânico dos maciços. O modelo estrutural de um maciço rochoso no caso representa a distribuição espacial das descontinuidades e suas características geométricas, permitindo reconhecer as mais importantes no condicionamento do comportamento do maciço. Pode fazer parte do modelo a definição da gênese tectônica de seu arranjo estrutural. O estudo das deformações que afetaram um meio rochoso é importante não apenas para o entendimento da estruturação do maciço, como também para o reconhecimento das direções dos esforços atuantes no meio. Este trabalho tem ainda o objetivo de caracterizar elementos de tectônica rúptil a rúptil-dúctil e tentar, na medida do possível, estabelecer a cronologia relativa dos eventos tectônicos que os criaram. Para tanto pretende-se utilizar dois métodos de levantamento estrutural bastante diferentes. Um deles é um método clássico de geologia de campo conhecido como linha de varredura (scan line), onde as descontinuidades são levantadas através de um segmento linear definido em uma frente rochosa. O outro método a ser utilizado é um novo programa computacional chamado Sirovision, onde através de imagens fotográficas digitais tiradas de uma frente rochosa georreferenciada, e de sua restituição fotogramétrica, procede-se ao levantamento das estruturas existentes. Pretende-se, ao final dos trabalhos, elaborar o modelo estrutural da área estudada a partir dos dados recolhidos através do mapeamento tradicional e a partir dos dados adquiridos com a utilização do Sirovision, procurando comparar as metodologias e os resultados obtidos com as diferentes técnicas e ferramentas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)