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Tendências e perspectivas da pesquisa em ensino de química no Brasil

Processo: 08/11468-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2009
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Salete Linhares Queiroz
Beneficiário:Salete Linhares Queiroz
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de ciências  Ensino de química  Estado da arte  Ensino fundamental 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação em Química | Estado da arte | Educação em Química

Resumo

Nos últimos anos, no Brasil e em outros países, tem se produzido um conjunto significativo de pesquisas definidas como de caráter bibliográfico ou tipo estado da arte. Elas trazem em comum o desafio de mapear e discutir determinada produção acadêmica em diferentes campos do conhecimento, tentando identificar que aspectos e dimensões vêm sendo destacados e privilegiados em diferentes épocas e lugares. Neste trabalho pretendemos desenvolver uma pesquisa desta natureza, tendo como objetivo identificar e analisar as principais características dos trabalhos produzidos na área de Ensino de Química no Brasil, em Programas de Pós-Graduação vinculados à área de Ensino de Ciências e Matemática da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a partir das seguintes fontes de dados: dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas nos referidos Programas, no período de 1998 a 2008. Os trabalhos serão estudados em função dos seguintes aspectos: ano de apresentação, local de produção, instituição de origem, nível escolar abrangido no estudo, foco temático do estudo e o gênero de trabalho acadêmico (ou tipo de pesquisa). Tomaremos como referencial metodológico de análise o trabalho de Megid Neto, intitulado "Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de ciências no nível fundamental". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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