Busca avançada
Ano de início
Entree

Doença periodontal como fator de risco para pré-eclâmpsia: estudo caso-controle

Processo: 07/58124-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Anibal Eusébio Faúndes Latham
Beneficiário:Anibal Eusébio Faúndes Latham
Instituição Sede: Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM). Hospital da Mulher Professor Doutor José Aristodemo Pinotti. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Periodontite crônica  Gravidez  Mediadores da inflamação  Fatores de risco  Pré-eclâmpsia  Citocinas  RNA mensageiro  Fator de necrose tumoral alfa 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citocinas | Gravidez | Periodontite | Pre Eclampsia | Risco

Resumo

A periodontite crônica é uma afecção que acomete os tecidos de sustentação dos dentes, tendo como características principais a reabsorção óssea alveolar e inflamação gengival. Acredita-se que a liberação de mediadores inflamatórios promovida no local afetado possa atingir a corrente sanguínea sistemicamente, interferindo na reatividade dos vasos sanguíneos, o que explicaria a hipótese desta condição ser fator de risco para pré-eclâmpsia. Esta pesquisa pretende avaliar a associação entre a periodontite e o desenvolvimento de pré-eclâmpsia nas pacientes atendidas no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) da UNICAMP e no Centro de Saúde Barão Geraldo em Campinas. A pesquisa, do tipo caso-controle, será realizada em gestantes com e sem pré-eclâmpsia (58 em cada grupo). Todas terão o periodonto avaliado para se estabelecer a presença ou ausência de periodontite. Também será realizada a coleta do sangue periférico para avaliação laboratorial da expressão sistêmica do RNA mensageiro (RNAm) das citocinas inflamatórias Interleucina-6 (IL-6) e Fator de Necrose Tumoral Alfa (TNF-alfa) por meio do exame de Reação de Polimerização em Cadeia em Tempo Real (PCR em Tempo Real). Para avaliação da homogeneidade entre os grupos, serão utilizados os testes de qui-quadrado e T de Student. Serão calculados odds ratio bruto e ajustados (pelas variáveis de controle) através da regressão logística pareada para os fatores de exposição. O nível de significância assumido será de 5%. Espera-se obter como resultados maior prevalência da periodontite e aumento da expressão do RNAm das citocinas sanguíneas em gestantes com pré-eclâmpsia, se comparadas com as gestantes do grupo controle. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
POLITANO, G. T.; PASSINI, R.; NOMURA, M. L.; VELLOSO, L.; MORARI, J.; COUTO, E.. Correlation between periodontal disease, inflammatory alterations and pre-eclampsia. JOURNAL OF PERIODONTAL RESEARCH, v. 46, n. 4, p. 505-511, . (07/58124-6)