Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da espermatogênese e do comportamento nucleolar em espécies economicamente importantes da família Pentatomidae (Heteroptera)

Processo: 07/07064-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Mary Massumi Itoyama
Beneficiário:Mary Massumi Itoyama
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Citogenética  Insetos  Pentatomidae  Filogenia  Espermatogênese 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citogenética | Comportamento nucleolar | espermatogênese | Heteroptera | Meiose | Pentatomidae | Citogenética de Insetos

Resumo

O objetivo do presente projeto é o de ampliar os conhecimentos citogenéticos referentes às espécies fitófagas da família Pentatomidae (Heteroptera), de grande importância para a agricultura. Serão analisadas a espermatogênese (meiose e espermiogênese) e o comportamento nucleolar durante esta fase. Posteriormente, os dados obtidos para diferentes espécies poderão ser comparados na tentativa de traçar uma filogenia dentro deste grupo. Lâminas dos testículos serão submetidas às colorações com orceína lacto-acética e nitrato de prata, esta última específica para nucléolos e regiões organizadoras do nucléolo. Os Heteroptera possuem algumas peculiaridades que merecem destaque. Seus cromossomos são holocêntricos (sem centrômero localizado), nenhuma estrutura cinetocórica está presente nas células meióticas, a atividade cinética é restrita aos finais dos cromossomos, ou seja, às regiões teloméricas; e a primeira divisão meiótica é reducional para os autossomos e equacional para os cromossomos sexuais. Os mecanismos cromossômicos de determinação do sexo descritos incluem os sistemas XY/XX (74,7% das espécies) e X0/XX (14,8%), e os sitemas múltiplos, originados por fragmentação do cromossomo X e, menos freqüentemente, do cromossomo Y (XnO/XnXn, XnY/XnXn e XYn/XX) (10,3%). Há, ainda, um sistema particular neo-XY. A produção de duas ou mais classes de espermatozóides, com relação ao tamanho, em um mesmo indivíduo, representa uma curiosa exceção do padrão de um único tipo de espermatozóide pequeno. Algumas espécies de Heteroptera da família Pentatomidae apresentam um lobo testicular maior, denominado harlequin, o qual é responsável pela produção de espermatozóides com diversas funções, como fornecer nutrientes para as fêmeas, auxiliar a locomoção dos espermatozóides e remover os espermatozóides estocados na fêmea. Espera-se obter informações citogenéticas sobre um número maior de espécies da família Pentatomidae que permitam não só caracterizá-las, como também tentar estabelecer relação filogenética entre elas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VICENTE PEREIRA, LUIS LENIN; CHABOLI ALEVI, KAIO CESAR; URBANIN CASTANHOLE, MARCIA MARIA; FIGUEIREDO MOREIRA, FELIPE FERRAZ; BARBOSA, JULIANNA FREIRES; ITOYAMA, MARY MASSUMI. Cytogenetics Analysis and Testis Morphology of Aquatic Species of the Families Belostomatidae, Gelastocoridae, Gerridae, Notonectidae, and Veliidae (Heteroptera). JOURNAL OF INSECT SCIENCE, v. 15, . (07/07064-3)