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Experiências educativas ambientais em meio rural: sistematização e construção de questões de pesquisa a partir de ações desenvolvidas em escolas rurais de Araras (SP)

Processo: 10/00620-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Extensão Rural
Pesquisador responsável:Rodolfo Antônio de Figueiredo
Beneficiário:Rodolfo Antônio de Figueiredo
Instituição Sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Assunto(s):Educação ambiental  Agricultura sustentável  Pedagogia  Araras (SP) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agroecologia | Educação Ambiental | extensão Rural | Educação Ambiental

Resumo

A educação ambiental é uma prática pedagógica que tem sua ação voltada para as relações estabelecidas entre indivíduos, sociedade e natureza. A pesquisa nesta área, portanto, pode estar enfocando a ação propriamente dita ou o processo educativo em si. O projeto de pesquisa aqui proposto tem por objetivo geral investigar as ações educativas ambientais desenvolvidas nas seis escolas rurais existentes no município de Araras (SP), sistematizando-as e analisando seus referenciais teóricos e políticos, a fim de compreender as opções pedagógicas feitas pelas professoras em tais ações, assim como seus impactos nas comunidades rurais. A escola rural é um importante espaço de construção de conhecimentos, vivências e práticas para as crianças provenientes de bairros rurais e as ações empreendidas neste espaço se refletem nas suas famílias e comunidades. A construção de questões de pesquisa a partir da prática educativa justifica-se pela possibilidade de trazer reflexões sobre a relevância social da pesquisa e da ação ambiental educativa, além de possibilitar a construção participativa do conhecimento através da valorização do que já foi realizado. A metodologia utilizada será qualitativa e nas diferentes fases da pesquisa serão utilizadas as técnicas do diagnóstico socioambiental participativo, da percepção ambiental, da sistematização de experiências e da análise de significados através da fenomenologia hermenêutica. O resultado esperado com a utilização destes procedimentos é a geração de uma compreensão mais aprofundada das ações ambientais executadas nas escolas rurais e de suas motivações, o que após criticamente analisado permitirá a proposição de novas questões de pesquisa na área de educação ambiental popular rural para a região. (AU)

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